Categories: Política

Eduardo Paes conquista seu quarto mandato de prefeito do Rio de Janeiro

Vencedor do primeiro turno na eleição do Rio de Janeiro, neste domingo (6), Eduardo Paes (PSD) obteve 1.861.856 (60,47%) dos votos para o seu quarto mandato como prefeito. Paes derrotou o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), que, apoiado por Jair Bolsonaro, recebeu 948.631 dos votos (30,81%). O deputado federal Tarcísio Motta (PSOL) ficou em terceiro lugar, com 129.344 votos.

Prefeito do Rio entre 2009 e 2017, Paes foi candidato a governador do Estado em 2018, mas perdeu para Wilson Witzel. Em 2020, retomou a Prefeitura, ao vencer Marcelo Crivella. Paes é cotado para concorrer a governador em 2026, mas nega a possibilidade. Paes teve apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do PT. Seu vice é Eduardo Cavaliere (PSD), que foi o seu secretário da Casa Civil até junho. Cavaliere foi escolhido como um “plano B”, após o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ) ter pedido para que não fosse mais considerado possível vice-prefeito de Paes. 

Homenagem a Lula e aceno ao governador
O prefeito reeleito dedicou a vitória em primeiro turno na capital fluminense ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e fez acenos ao governador Cláudio Castro (PL) em seu discurso de vitória, na Gávea Pequena, residência oficial do chefe do Executivo do município. “Governador Cláudio Castro, estamos do seu lado. A partir de hoje, terminam os conflitos”, afirmou Paes em recado ao governador. “Vamos trabalhar ao lado do governador Cláudio Castro”, completou.

Segundo Paes, “não dá mais para continuar politizando tudo no Rio de Janeiro”. Em outro ponto do discurso, o prefeito da capital fluminense disse que, apesar de discordar da gestão do governador, está aberto para trabalhar com ele, assim como faz com o governo federal.

“O governador Cláudio Castro precisa entender que é dele esse papel (segurança pública)”, disse. De acordo com o prefeito, Castro “não pode ceder à pressão política” e cita casos em que o governador teria colocado comandantes em batalhões para favorecer indicações políticas. Apoiado pelo presidente Lula, Paes fez questão homenagear o petista. “Quero dedicar essa vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva”.

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Sobrinho de Dilma, Pedro Rousseff é eleito vereador em BH nas eleições municipais de 2024

Novo vitorioso obteve a sexta maior votação por se destacar entre os jovens eleitores

28 minutos ago

Mais de 90 casais participam do Casamento Comunitário no Pontão do Lago Sul

2ª edição do evento neste ano ocorreu neste domingo (6) e ofereceu estrutura e serviços…

38 minutos ago

Após eleições municipais, PSD se torna o maior partido no comando das prefeituras do Brasil

Com 887 eleitos, a sigla de Kassab lidera o número de municípios administrados, seguida pelo…

1 hora ago

Derrotada, Tabata Amaral anuncia apoio a Guilherme Boulos no 2º turno em São Paulo

Com 9,94% dos votos, candidata do PSB declara voto ao ex-adversário do PSol

1 hora ago

Estreante, Jair Renan Bolsonaro é eleito vereador mais votado em Balneário Camboriú (SC)

Filho mais novo de Jair Bolsonaro conquista 3.033 votos em sua primeira candidatura política pelo…

1 hora ago

Quem venceu? Veja o resultado parcial para as prefeituras das capitais do Nordeste

TSE confirma reeleições em Recife, Salvador e outras capitais; João Pessoa e Natal terão 2º…

1 hora ago