GPS Brasília comscore

Eduardo Leite deixa o PSDB após 24 anos e se filia ao PSD de olho na Presidência em 2026

Em cerimônia ao lado de Gilberto Kassab, governador do RS oficializa troca e admite: "Me sinto pronto"

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, oficializou nesta sexta-feira (9) a sua filiação ao PSD, partido comandado nacionalmente por Gilberto Kassab. A entrada na nova legenda marca o encerramento de um ciclo de 24 anos no PSDB, partido pelo qual construiu sua carreira política e foi candidato à presidência em 2022.

Durante a cerimônia, realizada no gabinete da direção nacional do PSD em São Paulo, Leite não escondeu a ambição: afirmou estar pronto para liderar uma candidatura à Presidência da República nas eleições de 2026. Ele ressaltou, no entanto, que o projeto deverá ser coletivo.

“Me sinto em condições e pronto para liderar o projeto. O Kassab sabe dessa aspiração, o partido sabe desse desejo, mas também que não será a qualquer custo. O momento pede menos nomes e mais debate sobre um projeto de país”, declarou.

Leite também revelou que discutiu o assunto com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, correligionário e também cotado como possível nome do PSD para o Planalto. Segundo ele, há convergências importantes entre os dois, e o foco deve ser a superação da polarização política no país.

“Não contem comigo para prévias. Acredito que, no tempo certo, saberemos qual o melhor caminho. Tenho convicção de que o desejo que ele [Ratinho] tem é o mesmo que o meu: apresentar um caminho de equilíbrio para o Brasil”, disse.

Presente na filiação, Gilberto Kassab confirmou que o partido agora conta com dois pré-candidatos à Presidência: Leite e Ratinho Júnior. Questionado sobre um eventual apoio ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Leite afirmou que tudo dependerá do projeto.

“Se houver um plano comum e o partido entender que outra liderança pode melhor conduzir esse projeto, que assim seja”, pontuou o governador gaúcho, que também não descartou disputar uma vaga no Senado, caso a candidatura presidencial não se concretize.

No discurso, Leite defendeu a responsabilidade fiscal, criticou de forma velada o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e reforçou a necessidade de um “centro que se posiciona”.

“Muito feliz e motivado com minha filiação ao @psdnacional55 — um espaço de diálogo, equilíbrio e compromisso com o Brasil real. Aqui encontrei a convergência necessária para superarmos a polarização e construirmos um país mais unido. Vamos juntos. Agora é 55!”, escreveu. 

Com sua chegada, o PSD passa a contar com quatro governadores em exercício: além de Leite e Ratinho, estão na sigla Raquel Lyra (PE) e Fábio Mitidieri (SE).

A desfiliação de Eduardo Leite ocorre no momento em que PSDB e Podemos avançam em negociações para uma possível fusão. O nome do gaúcho era apontado como opção de consenso para liderar um projeto nacional da futura legenda.

Leite, no entanto, afirmou que chegou a sugerir uma fusão entre PSDB e PSD, mas que o entendimento tomado pelo partido foi diferente.

“Respeito a decisão, mas entendi que o PSD já possui uma estrutura que se alinha ao que acredito. No estágio atual da minha vida política, posso contribuir mais nesse ambiente.”

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.