Foi no Salão Negro do Congresso Nacional, palco de encontros entre importantes autoridades nacionais e internacionais, que o jornalista e político brasileiro Edison Lobão realizou o lançamento do seu livro Memória e testemunhos, no qual relata os bastidores da política brasileira.
Ex-deputado, senador, governador do Maranhão e ministro, Lobão trabalhou por mais de 40 anos no Congresso e criou um relacionamento próximo com diversas autoridades, incluindo presidentes da República, desde o regime militar ao democrático. Aos 88 anos, ele escreveu um livro no qual relata “o que ainda não é conhecido” dos brasileiros, relembrando episódios e conversas importantes que presenciou ao lado de grandes figuras.
Entre os exemplos, o ex-ministro destaca conversas que teve com João Goulart, momentos com Juscelino Kubitschek e Ernesto Geisel, com quem mantinha uma relação próxima. “Com o presidente Geisel eu conversava todos os dias, presencialmente ou por telefone. E depois que ele saiu da presidência, nós mantivemos a conexão. Eu o visitava toda semana no Rio de Janeiro, quando debatíamos sobre a dificuldade da restauração democrática”, conta em entrevista ao GPS|Brasília.
“Os jovens de hoje em dia, que já nasceram sob o regime democrático, precisam ter a consciência de que, antes do nascimento deles, nós vivemos uma ditadura militar, e que, para sair dessa ditadura para a democracia, foi necessário uma luta muito grande, e está tudo contado no meu livro”, narra.
O lançamento da obra, que teve prefácio escrito pelo ex-presidente José Sarney, reuniu mais de 600 pessoas nos salões Negro e Nobre do Congresso Nacional, entre deputados, senadores, ministros de Estado, de tribunais superiores, os presidentes da Câmara, do Senado e da Comissão de Justiça, além de desembargadores que vieram até mesmo de outros estados para prestigar Lobão. “Foi uma apoteose, porque não é habitual o comparecimento de tantas pessoas ao lançamento de um livro, especialmente de tantas autoridades, então me senti muito honrado”, admite.

Deputado Federal Hugo Motta, Senador Davi Alcolumbre e Edison Lobão

Ministra Verônica Sterman

Pedro Rogério e Paco Brito
Veja os cliques da noite, pelas lentes da fotógrafa Vanessa Castro:

Édison Lobão Neto e Isabelle Lobão

Laila Lobão Ângelo, Frederico Ângelo e Thaís Lobão Ângelo

Senador Davi Alcolumbre

Deputado Federal Hugo Motta e Senador Davi Alcolumbre

Edison Lobão

Jorge Argelo, Isabelle Lobão e Vanessa Lobão

Fernando Queiroz

Luciana da Rin e Teresa Sena

Cristina e Gin Argelo

Renata Oliveira, Isabela Guerra e Stella Guerra

Édison Lobão Filho

Márcio e Marta Lobão

Sérgio, Sofia e Márcio Lobão

Paulo Veil, Fernando Queiroz, Paco Brito e George Medeiros

Marina Mota e Liliane de Carvalho