Categories: Cotidiano

É proibido ser gay: Pantone protesta com Colors of Love

Quem entende de minorias sabe bem o peso e o significado da bandeira arco-íris, muito utilizada como forma de celebrar o orgulho de **lésbicas, gays, bissexuais, pansexuais, queer, intersexuais, assexuais, e mais** (LGBTQIAP+). A **Copa do Mundo** deste ano está prevista para acontecer no **Catar**, que **proibiu** a utilização deste símbolo _queer_ durante o campeonato. O que o país não esperava era que o maior sistema de cores do mundo, a Pantone, lançasse uma campanha como forma de crítica às restrições impostas.

**Confira a campanha**

O recado da **Pantone** é claro: não é preciso ter cor. **É preciso entender o significado e a importância** – daí a criação de uma bandeira de base branca, listras e alguns números – que remetem ao significado das cores, uma a uma fazendo referência na escala homônima à marca.

A criação veio de uma parceria com a **Organização Não-Governamental (ONG)** _Stop Homophobie_ para o lançamento da campanha _Colors Of Love_.

![Bandeiras LGBT (Foto: daniel james/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_f7853a72da.jpg)

>”Hoje, 30% da população francesa diz que está pronta para boicotar o evento [Copa do Mundo]. E a maioria da população que estará lá? O que vamos fazer? […] [A substituição das cores da bandeira LGBT por códigos da escala Pantone] faz com que seja impossível as autoridades do Catar perceber as coloração das bandeiras arco-íris, e permite que seja possível a expressão do amor e do orgulho mais livremente”, explica o canal no YouTube da ONG Stop Homophobie, durante veiculação da campanha de protesto ao lançar a bandeira queer com cores Pantone.

**Entenda a situação**
O **Catar** é um dos **67** países do mundo que inviabilizam os direitos LGBTQIAP+, e essa região literalmente proíbe que a homossexualidade e suas manifestações afetivas e política – a bandeira arco-íris, símbolo desta comunidade, foi banida e não pode ser utilizada no local.

![LGBT (Foto: Margaux Bellott/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_48219a5c33.jpg)

A comoção internacional, com a restrição de liberdade dos turistas que visitam o Catar, foi tamanha que o major-general **Abdulaziz Abdullah Al Ansari**, que todos são bem-vindos no país, mas que não garante a segurança do público _queer_ que utilize algum símbolo **LGBTQIAP+**.

>”Se ele [um torcedor] levantar a bandeira do arco-íris, e eu a pegar dele, não é porque realmente quero insultá-lo, mas é para protegê-lo”, afirmou o major-general à imprensa internacional.

![Parada LGBT (Foto: Mercedes Mehling/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_4eecf70e5b.jpg)

**Descubra os países onde é proibido ser LGBTQIAP+ segundo demonstração do levantamento da Associação de Gays e Lésbicas (Ilga)**:
– Afeganistão
– Arábia Saudita
– Argélia
– Antigua e Barbuda
– Bangladesh
– Barbados
– Butão
– Brunei
– Burundi
– Camarões
– Catar
– Chade
– Cingapura
– Comores
– Dominica
– Egito
– Eritreia
– Etiópia
– Gâmbia
– Gana
– Granada
– Guiné
– Guiana
– Iêmen
– Ilhas Cook
– Ilhas Salomão
– Irã
– Jamaica
– Kiribati
– Kuwait
– Líbano
– Libéria
– Líbia
– Maláui
– Malásia
– Maldivas
– Mauritânia
– Ilhas Maurício
– Marrocos
– Mianmar
– Namibia
– Nigéria
– Território Palestino Ocupado (Faixa de Gaza)
– Omã
– Paquistão
– Papua Nova Guiné
– Quênia
– São Cristóvão e Neves
– Santa Lúcia
– São Vicente e Granadinas
– Samoa
– Senegal
– Serra Leoa
– Síria
– Somália
– Sri Lanka
– Suazilândia
– Sudão
– Sudão do Sul
– Tanzânia
– Togo
– Tonga
– Tunísia
– Turcomenistão
– Tuvalu
– Uganda
– Uzbequistão
– Zâmbia
– Zimbábue

![LGBTQIAP+ (Foto: Norbu GYACHUNG/Unsplash/Reprodução)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_39a29f5fe6.jpg)

**A Pantone**
Foi fundada em 1963 por Lawrence Herbert, que criou o _Pantone Matching System_, um manual de cores padrão em formato de leque ou chip. É a principal autoridade no que diz respeito às colorações, conhecida principalmente por seus sistemas e tecnologias para todos os processos que envolvam cores com reprodução precisa.
O termo é conhecido mundialmente como a linguagem padrão para a comunicação precisa em todas as fases do processo de gerenciamento de cores. A marca está sediada em Carlstadt, Nova Jersey, nos EUA, e foi adquirida em 2007 pela X-RITE.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Parceria entre PCDF e CBMDF salvou duas vidas no incêndio da OAB Nacional

Operação de resgate contou com suporte aéreo da PCDF

1 hora ago

Em Paris para as Olímpiadas, Clayton Camargos dá dicas para quem quer conhecer a França

Nutricionista e especialista do GPS | Brasília compartilha sugestões de passeios, restaurantes e hospedagem

1 hora ago

Treinador de boxe de Samoa morre na Vila Olímpica de Paris

Lionel Fatu Elika faleceu por causas naturais na sexta-feira (26), dia da cerimônia de abertura…

2 horas ago

Gibiteca do Espaço Cultural Renato Russo tem mais de 14 mil exemplares

Batizada com o nome do jornalista e ativista cultural TT Catalão, ela é considerada a…

2 horas ago

Usando cores do Brasil, Hailey Bieber exibe barriga de gravidez ao lado de Justin

A influenciadora e empresária é filha da brasileira Kennya Deodaton

2 horas ago

Artigo: “Recrutamento e seleção, passos para um processo seletivo de sucesso”

O especialista em Planejamento Estratégico do GPS | Brasília explica

3 horas ago