Categories: Caio Barbieri

“É preciso empoderar as administrações regionais”, defende Ricardo Vale

Com apenas um ano e meio de mandato e recém-reeleito como vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado distrital Ricardo Vale (PT) celebra o avanço de um dos projetos mais importantes de sua gestão. O Projeto de Lei 427/2023, que propõe a reestruturação das administrações regionais, já foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e agora está em análise na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF).

A expectativa do parlamentar é que a proposta seja votada ainda este ano, trazendo maior eficiência e profissionalização para os órgãos que desempenham um papel crucial nas cidades.

Em entrevista ao GPS|Brasília, Ricardo Vale destacou a importância de reformular a organização e o funcionamento das Administrações Regionais, um tema que, segundo ele, é uma demanda recorrente tanto da população quanto dos próprios administradores e funcionários das RAs.

“O DF não pode ser dividido em municípios, então as administrações têm um papel fundamental na ponta, precisam ter orçamento próprio, mais servidores e estrutura para agir”, afirmou o deputado, ao ressaltar que atualmente esses órgãos funcionam mais como ouvidorias, sem a capacidade de atender de forma eficaz às necessidades dos cidadãos.

Uma das questões abordadas por Ricardo Vale é a tradicional distribuição do comando das RAs segundo interesses políticos, algo que, de acordo com o parlamentar, não gera desconforto entre os distritais.

“Os distritais, de maneira geral, têm interesse no melhor funcionamento das administrações; isso é um desejo coletivo. O que nosso mandato está propondo é uma descentralização que será benéfica para todos, pois hoje a população se sente distante e desamparada”, explicou.

O deputado defende que a descentralização das RAs, com mais autonomia e recursos, permitirá uma gestão mais ativa e independente, com servidores efetivos que garantem a legalidade e transparência no serviço público.

Questionado sobre uma possível sobreposição de competências com o Governo do Distrito Federal (GDF), Ricardo Vale explicou que a proposta visa, na verdade, uma cooperação entre órgãos e entidades públicas.

“Com as administrações fortalecidas, a comunidade vai dialogar sabendo que está no órgão capaz de entender e resolver o problema. Teremos mais agilidade e satisfação, além de desafogar contratos e serviços que hoje são tratados unicamente pelas empresas públicas e secretarias”, detalhou.

A curto prazo, o deputado espera que a população perceba benefícios como a participação na elaboração do plano anual de ação das RAs e a melhoria nos serviços de limpeza, manutenção de espaços públicos, licenciamento de obras, e organização de feiras.

 

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

Ronda da Moda GPS|Brasília: fique de olho nas fashion news

Mais uma semana de novidades no universo fashion. Nesta edição da Ronda da Moda GPS|Brasília,…

9 minutos ago

Projeto reforça importância da cultura para estudantes de Brasília

Experiência utiliza games para apresentar manifestações culturais tradicionais do País à nova geração

1 hora ago

Universal detalha primeiro hotel localizado dentro de um parque temático

O hotel tem como inspiração os temas astronômicos e mitológicos do Celestial Park e traz…

2 horas ago

Marcella Oliveira: uma jornada fotográfica pelo Peru com Bob Wolfenson

Roteiro explora paisagens dos Andes e traz o fotógrafo como um dos participantes

3 horas ago

Nutrição Brasil 2024: congresso reúne especialistas e grandes marcas em Brasília

Maior evento de nutrição do país traz palestras, exposições gratuitas e corrida na capital

4 horas ago

Fluminense vence o Atlético-MG e dorme fora do Z4 no Campeonato Brasileiro

Nos outros jogos, Palmeiras goleou o Cuiabá por 5 x 0 e o Atlético-GO bateu…

13 horas ago