Quanto mais _em dia_ nossa saúde estiver, menos propenso a **infecções** estaremos. Para manter a imunidade é importante _monitorar os níveis sanguíneos de vitamina D_, lembrando que os valores mínimos ideais seriam em torno de 30ng/dl, sem descartar a consulta com seu médico ou nutricionista para avaliar a necessidade de suplementação.
Nutrientes como **zinco** e **vitamina C** também são super importantes para a manutenção do sistema imunológico ativo. _Capriche no consumo de frutas_ como kiwi, acerola, goiaba, caju e não deixe de consumir oleaginosas, pinhão, feijão. O consumo de **própolis** tem sido um excelente aliado. Tente inserir no seu dia a dia algumas gotinhas para turbinar as defesas naturais.
Créditos: Amoon Ra/Unsplash
Vale ressaltar que é impossível manter o organismo sadio sem uma boa noite de sono em qualidade e quantidade. Algumas plantas em extrato seco ou tintura podem ajudar muito a munir o sistema imunológico, como Astragalus, Kalouba, e chás como _camomila_ e _melissa_.
Lembre-se de manter sempre o intestino saudável, povoado de bactérias boas. É uma estratégia fundamental para a imunidade ficar em dia. Para isso aposte no consumo de hortaliças e legumes variados, e alimentos fermentados, como o kombucha e o kefir.