Categories: Entretenimento

É fã de futebol americano? Saiba o que esperar do Super Bowl

Cifras altíssimas envolvidas, shows espetaculares, o horário comercial mais caro do mundo e, claro, uma partida que sempre tira o fôlego dos fãs mais declarados de futebol americano. Quando o assunto é Super Bowl, a icônica final da National Football League (NFL), o mundo inteiro para pra assistir.

Apesar de não ser tão popular em terras brasileiras quanto o futebol — aquele jogado com o pé, onde somos pentacampeões —, a cada ano que passa, o Brasil bate recordes de audiência assistindo a partida, que neste ano ocorrerá no próximo domingo, dia 11 de fevereiro.

Vale lembrar que a partida a ser disputada na semana que vem define o campeão da NFL de 2023, mas e quanto ao restante? Já sabe o que te aguarda?

O reencontro entre Kansas City Chiefs x San Francisco 49ers

Há quatro anos, no dia 2 de fevereiro de 2020, a partida entre Kansas City Chiefs e San Francisco 49ers rolava durante a 54ª edição do Super Bowl, que definiria o campeão de 2019. Em um jogo cheio de viradas, o 49ers até então levava a melhor, mas foi surpreendido com o time liderado por um quarterback novato até então: Patrick Mahomes, que levou o Chiefs a conquistar novamente um título após 50 anos de espera.

E, em 2024, a final que agitou os fãs em uma época pré-pandemia volta a acontecer: ainda liderados por Patrick Mahomes — hoje considerado um dos maiores de sua posição — e com nomes como Travis Kelce e Justin Reid, o Kansas City Chiefs chega para disputar a sua quarta final em cinco anos, tendo dois títulos conquistados desde então.

De lá pra cá, o time só ficou de fora do Super Bowl de 2021, que foi disputado por Cincinatti Bengals e Los Angeles Rams. Mas não existem só glórias na brilhante trajetória do Chiefs: após a vitória contra o 49ers, o time perdeu o Super Bowl da temporada seguinte contra o Tampa Bay Buccaneers, time liderado por ninguém menos que Tom Brady, considerado um dos maiores nomes da NFL de todos os tempos. A vitória culminou mais tarde na aposentadoria do jogador, que hoje atua como comentarista.

E é claro que o San Francisco 49ers não esqueceu a derrota de 2020. O time, que foi campeão pela última vez em 1994, hoje possui em seu elenco nomes como George Kittle, Nick Bosa e um quarterback novato — Brock Purdy, que com dois anos de casa chega a seu primeiro Super Bowl — e, agora, querem que o final dessa partida seja diferente.

Os 49ers não tiveram uma trajetória tão brilhante quanto os Chiefs, chegando a ter problemas com o elenco e ficar de fora dos playoffs, mas voltou renovado e disposto a conquistar o sexto título de sua história. O palco desse reencontro emocionante vai ser o Allegiant Stadium, casa do Las Vegas Raiders.

Mas e o show?

O ‘Halftime Show do Super Bowl’ é um dos momentos mais esperados para quem não curte tanto assim o futebol americano, mas gosta de ver a organização e estrutura megalômanas que tornam possível o show de 15 minutos de alguns dos maiores artiistas da música.

Michael Jackson, Prince, Paul McCartney, Madonna, Beyoncé, Bruno Mars e Coldplay são só alguns dos nomes que já foram responsáveis pelo entretenimento nos intervalos do Super Bowl. Após anos sumida dos palcos, Rihanna anunciou sua segunda gravidez durante a apresentação de 2023.

Foto: Reprodução/Instagram

Neste ano, quem vai comandar a festa é o rapper Usher, dono de sucessos como ‘Yeah’, ‘DJ got us falling in love’ e ‘My boo’, gravado com a cantora Alicia Keys.

Valores milionários envolvendo a partida

É de se imaginar que o preço de um ingresso para assistir um jogo tão icônico não seja barato, e de acordo com dados da plataforma Thick Pick, o ticket médio para conferir o Super Bowl deste ano está em cerca de USD 9,8 mil dólares, o valor mais caro da história da NFL.

Um outro fator que vem colaborado para esses valores estratosféricos é Taylor Swift. A cantora, que esteve em turnê recentemente pelo Brasil, assumiu namoro com o tight-end Travis Kelce, um dos maiores jogadores do time e responsável também pela incrível campanha do Chiefs nos últimos anos.

Taylor é vista com frequência nos jogos apoiando o namorado, e estima-se que o impacto de seu relacionamento com o atleta tenha gerado cerca de USD 331, 5 milhões de dólares em valor de marca tanto para o Chiefs quanto para a NFL.

Os comerciais mais caros do mundo

Ter a sua marca divulgada durante o comercial do Super Bowl não é para todos os bolsos, e mesmo assim, os horários são disputadíssimos: é preciso desembolsar USD 7 milhões para aparecer por 30 segundos, e em novembro de 2023, a CBS já havia anunciado que todos os espaços já estavam esgotados.

Marcas como BMW, Doritos, Dove, Kawasaki, Kia, M&M’s, Oreo, Pringles, Uber Eats e Volkswagen já garantiram seus espacinhos e irão aparecer na propaganda do maior evento esportivo dos Estados Unidos. Uma das gigantes que ficou de fora em 2024, por exemplo, é a Heineken.

Enaile Nunes

Jornalista, atua como repórter de lifestyle e comercial, produtora de conteúdo online e também apresenta os boletins do GPS News para rádio e internet.

Posts Recentes

Embaixada do Reino Unido faz happy hour para apresentar vice-embaixador

Tony Kay foi apresentado em noite descontraída, regada a pratos típicos e música britânica

5 minutos ago

Audiência pública discutirá licença prévia a empreendimento no Jardim Botânico

Brasília Ambiental promove consulta que ocorrerá de forma virtual, com ponto de acesso presencial

6 minutos ago

Cine Brasília recebe o Festival de Cinema Acessível Kids

Evento vai exibir gratuitamente o filme Meu Malvado Favorito 2

29 minutos ago

Dr. Maurício Alves ministra curso internacional sobre Harmonização Facial em Verona

O curso promete ser uma oportunidade única para quem deseja aprimorar suas habilidades na área…

41 minutos ago

Avião que vai repatriar brasileiros no Líbano segue para Beirute

Expectativa é de que 220 brasileiros retornem ao país no primeiro voo

44 minutos ago

Que tal receber dinheiro para morar na Europa? Seis cidades oferecem benefícios

Os incentivos oferecidos atualmente podem chegar até R$ 175 mil

11 horas ago