A DW! Semana de Design de São Paulo, consagrada como o maior evento de design e arquitetura do Brasil, acaba de anunciar uma novidade: em setembro deste ano, Brasília receberá uma edição especial do festival. A informação foi confirmada na coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (25), marcando um novo capítulo na expansão do projeto, que teve início em 2012 na capital paulista.
“Brasília é uma cidade que nasceu da arquitetura, do urbanismo e do design. Levar a DW! para lá é mais do que apresentar novidades: é fazer aflorar uma realidade criativa latente, um potencial que existe no Centro-Oeste brasileiro”, destacou Lauro Andrade, idealizador do evento. Ele também ressaltou o impacto cultural da capital federal, que une influências de diversos lugares do País, criando um caldeirão de criatividade.

Lauro Andrade, idealizador da DW! Semana de Design de São Paulo
A edição brasiliense promete uma programação rica e diversificada, que dialoga com as características únicas da cidade. “No que tange a referências arquitetônicas e urbanísticas, Brasília é inquestionável. Estamos em um dos patrimônios da humanidade, quando se fala em arquitetura, não só de Oscar Niemeyer, mas também de Lucio Costa, Athos Bulcão e Burle Marx. Mas eu gosto muito de falar da cena contemporânea de Brasília, porque esse passado é icônico e inquestionável. O que temos curtido muito na cidade é o potencial da cena criativa atual, tudo o que envolve o bioma do Cerrado e a cultura do Centro-Oeste. Brasília tem esse caldeirão cultural que tanto valorizamos”, ressalta.
A semana em São Paulo
A 14ª edição principal da DW! ocorrerá entre os dias 10 e 16 de março, movimentando a capital paulista com mais de 120 expositores e 300 atividades distribuídas por cerca de cem locais. Com o tema Mãos e Máquinas, a DW! 2025 propõe um debate instigante sobre o equilíbrio entre a tecnologia e o trabalho artesanal.
“Assim como artesãos ressurgem como uma forma de resistência à automação, designers podem criar linguagens que misturem avanço tecnológico e sensibilidade manual”, explicou Andrade. O evento terá espaços interativos que demonstram a fusão entre técnicas tradicionais e processos digitais, proporcionando ao público experiências imersivas.
O evento segue o modelo consagrado de exposições, lançamentos, oficinas, palestras, visitas guiadas e feiras de economia criativa. “Não se trata apenas de volume, mas da qualidade das experiências. Queremos criar interações mais profundas e significativas para o público”, acrescentou o idealizador.
O Distrito Alameda Gabriel continua sendo um dos grandes atrativos, por reunir ao longo de seus 3 km muitas das atrações da DW!. Além disso, o evento contará com parcerias estratégicas com universidades e centros de inovação, ampliando o impacto educacional do festival.
Realizado desde 2012, a DW! Semana de Design de São Paulo tem três elementos fundamentais: “O Brasil como potência criativa, a nossa vocação para empreender e a nossa biodiversidade”,resume o CEO.
Com a previsão de reunir mais de 100 mil visitantes, a DW! continua sendo um polo de inovação e networking para arquitetos, designers e criativos de todo o Brasil. A expansão para Brasília promete reforçar ainda mais a relevância do evento no cenário nacional, destacando a efervescência do design no Centro-Oeste e consolidando a capital federal como um polo de criatividade e negócios. “Nosso objetivo é que Brasília seja um local para incentivar novos talentos e promover conexões que impulsionem o setor”, finalizou Andrade.
Mais informações e programação:
Instagram: @dwsemanadedesign
Site: dwsemanadedesign.com.br