Nesta terça-feira (15), foi revelado o dress code para o próximo MET Gala: “The Garden of Time”, ou “O Jardim do Tempo”, em português. O tema da exposição no Metropolitan Museum of Art, que guia o baile, é “Sleeping Beauties: Reawakening Fashion”, ou “Belezas Adormecidas: Redespertando a Moda”, em português.
O evento, que ocorrerá dia 6 de maio, terá como co-anfitriões Bad Bunny, Chris Hemsworth, Jennifer Lopez, Zendaya, além da diretora do grupo Condé Nast, Anna Wintour, que escolhe a dedo os convidados.
“A próxima exposição não tem nada a ver com os irmãos Grimm ou com a Disney, mas sim com a celebração de roupas e da moda, tão frágeis que nunca mais podem ser vestidas novamente – e por isso são belezas adormecidas nos arquivos escrupulosos do Costume Institute“, explicou a Vogue.
A inspiração do dress code do MET Gala deste ano vem de uma história que leva o mesmo título, escrita por J.G. Ballard em 1962. A narrativa é sobre o Conde Axel e sua esposa, a Condessa, em sua utopia de lazer, arte e beleza, vivendo em uma villa com um deslumbrante terraço que se abre para um jardim de flores cristalinas.
No entanto, há um elemento distópico no paraíso deles, típico das obras de Ballard: uma multidão caótica e invasora se aproxima das paredes da vila a cada hora. Para restaurar a tranquilidade, o Conde precisa arrancar uma flor que reverte o tempo de seu jardim. A história termina com a turba invadindo a villa, agora abandonada, com o jardim negligenciado e uma estátua do Conde e da Condessa entrelaçada em plantas venenosas.
Portanto, o que podemos esperar dos looks do MET Gala 2024? Resumidamente, o baile e a exposição são sobre beleza fugaz, então peças inspiradas no “jardim” de “O Jardim do Tempo” ou na história de Ballard, e florais melancólicos são esperadas.
“Incentivaríamos até looks com flores da vida real, apodrecendo de preferência; essencialmente, você vai querer parecer um memento mori andando enquanto sobe os degraus do tapete vermelho do Met Gala“, explicou a Vogue.