GPS Brasília comscore

Douglas Viana traz Brasília irreverente em exposição no Mezanino

O artista realizou a vernissage no último sábado. De terça a domingo, o público pode visitar as 12 obras originais

Compartilhe:

Do mobiliário colorido à arte provocativa e crítica — sem perder a essência do “street pop”. Essa é a trajetória do artista Douglas Viana, que expõe seus trabalhos pela primeira vez na galeria do Mezanino BRB, no rooftop da Torre de TV. Nesta quinta-feira, 23, o artista recebeu convidados em um coquetel ao lado dos sócios da casa.

 

Ao som do DJ Chico Aquino, a abertura movimentou o rooftop da Torre de TV. Na galeria, cores saturadas, neons, símbolos de Brasília, como os anjos da Catedral e a imagem de Juscelino Kubitschek, dividiram espaço com convidados, amigos de Douglas e clientes do Mezanino. Para acompanhar, uma mesa de frios e outras delícias feitas pelo restaurante com o toque brasileiro que é característico do Mezanino.

 

Douglas Viana.jpg

 

“Receber e sediar a exposição do Douglas Viana, para nós, é uma alegria. É um artista da cidade, que nós conhecemos e acompanhamos o trabalho. Em suas obras, Douglas traz toda a intensidade das cores e da arte urbana que têm tudo a ver com o Mezanino BRB. O público será provocado não só pela estética das obras, mas também pela ironia do artista, que nos leva a refletir assuntos como religiosidade e a própria pandemia que vivemos”, afirma o produtor cultural Rafael Godoy e um dos sócios da casa.

 

douglasviana-@joaoopontees-4 (1).jpgdouglasviana-@joaoopontees-11.jpg

 

Sobre “Cores e valores”

 

douglasviana-@joaoopontees-8.jpg

 

De terça a domingo, das 12h às 18h, o público que for à galeria do Mezanino BRB poderá ver de perto 12 obras originais do pintor mineiro radicado em Brasília, produzidas em um período de mais de três anos. O compilado revela a essência ‘street pop’ do trabalho de Douglas, em especial, o uso de cores e a associação delas a valores pessoais.

 

Durante anos, a arte foi inserida de forma marginalizada na vida de Douglas Viana, que começou a pintar escondido da família sob o receio da desaprovação. Ao criar e customizar móveis, o artista viu uma forma de expressar sua criatividade, quando passou a criar mobiliários coloridos, estofados em patchwork e projetos comerciais e residenciais inusitados, espaços tidos como instagramáveis.

 

douglasviana-@joaoopontees-2.jpg

 

Com a chegada da pandemia, que o obrigou a parar a produção de mobiliário por conta do lockdown, Douglas investiu em um sonho antigo: o de pintar quadros. Quem passar pela galeria terá a chance de ver de perto o resultado desse verdadeiro mergulho artístico.