GPS Brasília comscore

Dormir bem ajuda a manter a saúde cardiovascular

A constatação é da American Heart Association, que adicionou o sono de qualidade na sua lista de diretrizes para o bem-estar do coração

Compartilhe:

De acordo com a **Organização Mundial da Saúde** (OMS), as **doenças cardiovasculares** são a principal causa de morte no mundo, mas a boa notícia é que elas são possíveis de ser evitadas, com a inclusão de práticas mais **saudáveis** na nossa atribulada rotina. A _American Heart Association_ possui uma lista que enumera sete hábitos simples que ajudam a manter a saúde do coração, mas agora poderemos acrescentar mais um número à essa contagem.

A _Life’s Essential 8_ adicionou recentemente o **sono de qualidade** na lista de práticas que ajudam a cuidar da saúde cardiovascular. A associação americana levou em consideração uma pesquisa feita com cerca de **2.000 adultos** de meia idade ou mais velhos. Esse estudo mostrou que 63% dos pesquisados dormiam **menos de sete horas** por noite, e nestes também prevaleceram outros fatores de risco como **diabetes 2, pressão alta e obesidade**.

_”Para se ter ideia, a duração curta do sono aumenta o risco de morte ou desenvolvimento de doença coronariana em até 48%. E acrescenta 15% ao risco de acidente vascular cerebral.”_, diz o médico especialista em Pneumologia pela UFRJ **Gleison Marinho Guimarães**. Dentre outros hábitos que também incluem a lista da _American Heart Association_ estão o controle do peso, colesterol e pressão arterial, diminuir o nível de açúcar no sangue, parar de fumar, praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável.