GPS Brasília comscore

André Braga: Dor nas costas e crise renal; médico aponta sinais que merecem atenção

Saber diferenciar os sintomas é crucial para evitar complicações que podem levar a danos permanentes nos rins

Dor na lombar não indica apenas uma questão muscular ou ortopédica, também pode ser sinal de crise renal. Saber diferenciar os sintomas é crucial para evitar complicações que podem levar a danos permanentes nos rins e até a infecções generalizadas.

O urologista Leonardo Gomes enfatiza que, ao sentir uma dor lombar súbita e incapacitante, que não melhora com analgésicos comuns, a procura por um pronto atendimento deve ser imediata. Essa dor pode, muitas vezes, irradiar para a frente do abdômen, coxa e região genital.

“A cólica renal típica já abre o quadro com uma dor muito forte. Esse é o principal diferencial. O mecanismo da cólica acontece quando a pedra sai do rim e entope o canal da urina, causando uma dilatação que gera essa dor excruciante”, explica o médico.

Além desse quadro, náuseas, vômitos, suor frio e calafrios podem aparecer também. Ainda, a atenção deve ser redobrada se houver febre, um sinal grave que pode indicar uma infecção associada, ou alterações na urina, como a presença de sangue visível, ardência ou um aumento súbito na frequência de idas ao banheiro.

“Os riscos de adiar a busca por ajuda médica são graves. O perigo mais direto é a perda da função renal, pois um cálculo que obstrui o rim por tempo prolongado pode fazer com que ele pare de funcionar permanentemente. Um rim obstruído pode levar a uma infecção grave, além de prolongar o quadro de dor, que poderia ser controlada de forma eficaz com o tratamento correto”, complementa o urologista.

Com relação ao tratamento, após a análise completa do caso, o profissional decidirá se há necessidade de cirurgia ou apenas de acompanhamento. Mesmo em casos que precisem desse procedimento, ele é realizado com técnicas minimamente invasivas.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI