GPS Brasília comscore

Dor na lombar pode ser atenuada por caminhadas diárias, indica estudo

Cientistas alertam também sobre o mito dos dez mil passos diários

Caminhadas diárias podem estar relacionadas a uma redução da dor na lombar, é o que indica um estudo feito por noruegueses e dinamarqueses, publicado na JAMA Network Open. Pessoas que andam cem minutos por dia tiveram uma incidência de dores crônicas na lombar 23% menor do que pessoas que andam 78 minutos.

Foi descartada a hipótese de andar dez mil passos por dia, que é uma informação que normalmente circula pela internet sem qualquer fonte científica. 

Foram acompanhados 11.194 noruegueses com idade média de 55 anos, analisando suas rotinas de exercícios e caminhadas.

Houve também uma percepção de que pessoas que andam mais rápido também possuem uma menor incidência de dores crônicas na lombar, mas menos importante do que o tempo que caminham.

Os autores do estudo apontam uma limitação do estudo: pessoas que caminham mais, normalmente possuem também uma rotina de exercícios físicos mais completa, o que pode influenciar no resultado.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI