O mundo parece já ter entendido o conceito de moda consciente. Se há algum tempo comprar uma peça de _second hand_ gerava medo ou receio. Hoje, grandes celebridades internacionais têm deixado em evidência que não há problema nenhum em adquirir um item seminovo.
_“O Brasil ainda está caminhando na cultura de **second hand**, mas a nível mundial é um mercado crescente, que tem ganhado muita força”_, conta Ana Maria Kardacheuski, empresária à frente do **Dona Karda Luxo**, que comercializa peças de luxo novas e seminovas. O empreendimento de _second hand_ fomenta o verdadeiro significado de moda consciente há mais de dois anos.
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O e-commerce tem no portfólio grifes como Balenciaga, Hermès, [Louis Vuitton](https://gpslifetime.com.br/conteudo/cotidiano/paula-santana/71/louis-vuitton-cria-bau-exclusivo-para-premio-de-league-of-legends), Chanel, Dior, Fendi, Gucci, **Louboutin**, Prada e Dolce & Gabbana. _“Tenho vários produtos-desejo. Alguns nunca foram usados, outros nem estão à venda no Brasil”_, diz. Os mais procurados? _“São os lançamentos, pois ainda estão disponíveis nas lojas, e os de **edição limitada**”_, revela.
Tudo começou quando Ana retornou ao Brasil, em 2016, após um curso de _business_ no Canadá e decidiu **desapegar** de itens que estavam parados em seu próprio closet. “Como esses produtos de luxo têm um valor agregado, tentei vendê-los e encontrei dificuldade. Foi quando vi a oportunidade”, lembra.
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Usou do _know how_ adquirido ao trabalhar em lojas de luxo, como Louis Vuitton e **Dolce & Gabbana**, e também dos bons relacionamentos em Curitiba, onde mora. Amigas próximas abraçaram a ideia e o número de itens foi crescendo. Formalizou a empresa e iniciou o Dona Karda. Hoje, o [e-commerce](https://www.donakardaluxo.com.br/) atende mulheres de todo o Brasil que buscam bolsas, sapatos, carteiras e outros acessórios do segmento de luxo.
Em um mercado em constante crescimento, Ana alerta para a precaução em saber a história da empresa de _second hand_ antes de adquirir um produto. Ela, por exemplo, faz pessoalmente toda a curadoria e ainda optou até mesmo por aparecer nas fotos que divulga no [Instagram](https://www.instagram.com/donakardaluxo/). _“Não uso imagens de outras pessoas nem de produtos da internet. Eu mesma apareço nas fotos, sem grande produção, para passar **credibilidade**. Sou a dona do negócio mostrando a minha cara”_, acredita.
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Uma das preocupações de quem compra em brechó é a **autenticidade** dos produtos. Além de ter conhecimento para analisar a procedência das peças – provenientes de desapegos de amigas, antigas clientes e indicações confiáveis –, Ana garante que faz uma rígida verificação de **legitimidade** dos desapegos. _“É uma forma de desmistificar o receio de comprar em brechó. Sendo assim, busco o máximo de informações possível, em alguns casos até a data da compra e a localização em que as peças foram adquiridas. Todo cuidado é pouco para produtos raros e especiais”_, conclui a empresária.