Na véspera do feriado prolongado de Páscoa, o mercado financeiro brasileiro operou em ritmo de otimismo. Nesta quinta-feira (17), o dólar registrou queda frente ao real, enquanto a Bolsa de Valores do Brasil (B3) encerrou o dia com forte valorização, refletindo o apetite dos investidores por risco diante de sinais positivos sobre um possível entendimento entre os Estados Unidos e outras potências globais quanto às tarifas comerciais.
O principal índice da B3, o Ibovespa, avançou 1,04%, encerrando o pregão aos 129.600 pontos, bem próximo da marca simbólica dos 130 mil. Durante o dia, chegou a atingir o pico de 130.090,65 pontos — impulsionado pelo desempenho das gigantes Petrobras e Vale. As ações da estatal de petróleo subiram mais de 2%, enquanto os papéis da mineradora avançaram quase 1%.
A alta veio após uma quarta-feira (16) de perdas, quando o índice caiu 0,72%, fechando aos 128.300 pontos. Com isso, o desempenho acumulado do Ibovespa em abril registra uma queda de 1,49%, mas ainda mantém alta de 6,68% no acumulado de 2025.
No câmbio, o dólar também acompanhou o bom humor do mercado global e recuou frente ao real. Analistas destacam que a divisa norte-americana tem perdido força diante de várias moedas, refletindo as incertezas provocadas pela política tarifária do ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e os esforços de negociação para evitar um agravamento nas disputas comerciais.