GPS Brasília comscore

Dólar fecha em leve queda após oscilações e ameaças comerciais de Trump

Bolsa de valores sobe, impulsionada por ações de grandes empresas, apesar das tensões internacionais

O dólar encerrou esta segunda-feira (10) com uma leve desvalorização frente ao real, após um dia marcado por instabilidade no mercado financeiro. A moeda norte-americana foi cotada a R$ 5,78, com recuo de 0,13%, após atingir R$ 5,82 durante a manhã.

As oscilações no câmbio foram influenciadas por novas ameaças do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, no domingo (9), declarou que pretende aumentar tarifas de importação sobre produtos como aço e alumínio. “Se confirmada, a medida afetaria diretamente o mercado brasileiro”, destacaram analistas.

Apesar das ameaças, a Bolsa de Valores brasileira (B3) fechou em alta. O índice Ibovespa subiu 0,76%, alcançando 125.571 pontos às 18h. No pico do dia, por volta das 10h30, o índice chegou a 126.360 pontos, impulsionado pelo bom desempenho de ações de empresas como Petrobras, Vale, Itaú, Bradesco e Ambev.

Durante seu primeiro mandato (2017-2021), Trump impôs tarifas de 25% sobre o aço e 10% sobre o alumínio, o que gerou preocupação no setor siderúrgico brasileiro. O Instituto Aço Brasil chegou a alertar que a sobretaxa poderia causar o desligamento de fornos e demissões no setor. Posteriormente, o governo americano concedeu cotas com isenções a países como Canadá, México, União Europeia e Reino Unido.

Em janeiro, os principais fornecedores de aço para os Estados Unidos foram o Canadá, Brasil, México, Coreia do Sul e Alemanha. O Canadá também lidera as exportações de alumínio para o mercado americano.

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.