Para garantir que os níveis de estoque de sangue sejam mantidos, o Hemocentro de Brasília disponibiliza um serviço gratuito de transporte para grupos que realizam doações. Esse serviço é oferecido para grupos de 10 a 19 pessoas, com transporte de ida e volta até a instituição. O traslado está disponível de segunda a sábado, com a possibilidade de atender até seis grupos por dia, divididos em três no período da manhã e três à tarde.
Nos últimos cinco meses, o Hemocentro organizou 278 campanhas de doação de sangue envolvendo diferentes grupos. Desses, 220 solicitaram o serviço de transporte. Os grupos são compostos por diversos segmentos da sociedade, como estudantes de escolas e universidades, militares das Forças Armadas e das forças de segurança pública, além de membros de igrejas católicas e evangélicas.
“Essa é uma forma que temos de dinamizar, favorecer e facilitar o acesso do cidadão ao Hemocentro, uma vez que a gente atende 100% da rede pública de Saúde do Distrito Federal. Nosso trabalho é sempre com foco para atingir a meta de manter os estoques a nível estratégico, o que é considerado seguro e adequado para atender urgências e plenamente os pacientes que precisam”, afirma a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro, Kelly Barbi.
Jovens, amigos de pacientes em tratamento e membros de outras comunidades também têm se engajado nas campanhas de doação. O transporte oferecido facilita o acesso à doação, estimulando a participação de grupos organizados e contribuindo para o aumento da disponibilidade de sangue para quem precisa.
Qualquer cidadão pode solicitar o serviço pelo telefone (61) 3327-4413 ou pelo WhatsApp (61) 99136-2495. Para isso, é preciso reunir um grupo de pelo menos 10 pessoas – os doadores devem ter mais de 18 anos e, caso tenham entre 16 e 17 anos, precisam apresentar um documento de autorização.