GPS Brasília comscore

Do saxofone para o terroir: conheça Pedro Parra

Pedro é o maior especialista em solo do mundo e trocou a música pelo vinho
Foto: Cortesia
Foto: Cortesia

Compartilhe:

Trane, Monk, Newk e Miles. Te soa familiar? Esses são os nomes de alguns vinhos de ninguém menos que Pedro Parra, todos com nomes de famosos músicos de jazz, como John Coltrane, Thelonious Monk e Miles Davis.

Fã de música, Parra batizou alguns de seus rótulos com nomes de gênios do jazz. Quando era jovem, o enólogo chegou a fazer aulas de saxofone, pois queria ser músico. Trocou os instrumentos pelos tanques e barricas e conta que aplica aos vinhos o que aprendeu com um professor, que a bebida, assim como a música, deve ter complexidade, tensão e equilíbrio.

Que bom que mudou o rumo da história e hoje produz alguns dos mais incríveis rótulos do Itata, no Chile.

Conhecido como um dos maiores especialistas em terroir do mundo, Pedro Parra, que é chamado de “Señor Terroir”, saiu do Chile, seu país de origem, e foi estudar solos na França, onde fez doutorado pelo Centro de Agricultura de Paris.

Além da França, ele passou também pela Itália, Argentina, Uruguai, Espanha e Estados Unidos, onde trabalhou como consultor nos melhores vinhedos e chegou a ser citado pela revista inglesa Decanter como uma das 50 pessoas mais influentes do mundo do vinho.

No início dos anos 2000, Parra retornou ao seu país de origem, deu uma pausa nas consultorias internacionais e decidiu focar em seus próprios vinhos. Foi aí que surgiu o Pedro Parra y Familia, o projeto pessoal do visionário que descobriu o grande potencial do terroir de Itata, resgatando aquela que foi a primeira região vinícola do Chile.

Tive a oportunidade de provar quatro deles: Trane, Monk, Miles e Newk 2021 este o preferido dele. O resultado? Vinhos elegantes, diferentes e com personalidade.

Aqui no Brasil você consegue na internet ou nas lojas da World Wine. E quer um conselho? Compre um deles, uns queijos, abra e beba ouvindo um bom jazz!