O papa Francisco, que está internado desde 14 de fevereiro para tratar uma pneumonia dupla, enviou uma mensagem especial aos fiéis católicos reunidos neste sábado (8) na Basílica de São Pedro para a Santa Missa do Movimento pela Vida.
Sem condições de comparecer pessoalmente à celebração, o pontífice confiou sua declaração ao cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, que presidiu a cerimônia e leu o texto enviado diretamente do hospital Gemelli, em Roma.
Em sua mensagem, Francisco fez um apelo em favor das mulheres, destacando sua importância e a necessidade de apoio por parte da sociedade e da Igreja.
“Continuem apostando nas mulheres, na sua capacidade de acolhimento, generosidade e coragem. As mulheres devem poder contar com o apoio de toda a comunidade civil e eclesial, e os Centros de Ajuda à Vida podem se tornar um ponto de referência para todos”, escreveu o papa.
Ele também agradeceu ao Movimento pela Vida pelo trabalho realizado e ressaltou a relevância do acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade.
“Obrigado pelas páginas de esperança e ternura que vocês ajudam a escrever no livro da história”, disse, encerrando a mensagem com um pedido de orações: “E não se esqueçam de rezar por mim. Obrigado. Roma, do Hospital Gemelli, em 5 de março de 2025″.
Estado de saúde do pontífice segue estável
A ausência do papa em compromissos públicos desde sua internação tem gerado expectativa sobre sua recuperação. O Vaticano ainda não divulgou uma previsão de alta, mas informa que sua condição permanece estável.
Uma nova atualização sobre o quadro clínico do pontífice está prevista para a noite deste sábado (8), no horário local.