O Distrito Federal registrou uma redução de 19,7% nas mortes no trânsito em 2024, de acordo com a Gerência de Estatística de Acidentes de Trânsito do Detran-DF (Gerest).
Entre janeiro e novembro, foram contabilizados 191 óbitos, 47 a menos em relação ao mesmo período de 2023, quando 238 pessoas perderam a vida em acidentes.
Embora os dados ainda sejam preliminares, os resultados apontam para a eficácia de estratégias preventivas que aliaram tecnologia às ações integradas entre os órgãos de trânsito do DF.
Um dos destaques nesse contexto é o Infovidas, ferramenta lançada em março de 2024, que integra dados de diferentes fontes e oferece suporte à gestão estratégica das vias da capital.
“Os dados do Infovidas revelam que estamos avançando com estratégias mais eficazes para salvar vidas no trânsito do Distrito Federal. A redução no número de mortes é um reflexo do comprometimento do Detran-DF, juntamente com os demais órgãos de trânsito da capital, em promover uma gestão estratégica, orientada por evidências e focada em tecnologia e inovação. Continuaremos empenhados em alcançar resultados ainda melhores e mais segurança nas vias”, afirmou Takane Kiyotsuka, diretor-geral do Detran-DF.
A operação Boas Festas, realizada no final do ano, também contribuiu para intensificar a fiscalização e prevenir acidentes graves.
Até o momento, 352 motoristas foram flagrados dirigindo sob o efeito de álcool. A ação integra uma série de iniciativas voltadas para reduzir comportamentos de risco no trânsito.