A temperatura no Distrito Federal pode chegar a 34 °C neste sábado (13), com umidade variando entre 12% e 50%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de que o calor intenso se mantenha até pelo menos quarta-feira (17), com registros acima dos 30 °C.
O DF segue em alerta amarelo por baixa umidade, o que exige cuidados extras da população. O Inmet recomenda aumentar a ingestão de líquidos, evitar esforços físicos nas horas mais secas do dia e reduzir a exposição direta ao sol nos períodos de maior calor.
A combinação de altas temperaturas e ar seco traz riscos à saúde, especialmente para pessoas com doenças respiratórias, além de elevar de forma significativa a possibilidade de incêndios florestais. O cenário é provocado pela atuação de uma massa de ar seco sobre a região central do Brasil e pelo prolongamento do período sem chuvas.
Na sexta-feira (12), o DF registrou o maior índices de calor do ano em todas as estações meteorológicas, marcando o dia mais quente de 2025 até agora. Os termômetros chegaram a 33,1 °C em Brasília, 33,3 °C em Brazlândia, 35,9 °C em Águas Emendadas, 34,7 °C no Gama e 34 °C no Paranoá.