A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realiza, na próxima terça-feira (12), uma audiência pública para discutir sobre a possibilidade de implementar a tarifa zero no Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal e regiões do Entorno. O evento é uma iniciativa da Comissão de Transporte e Mobilidade Urbana (CTMU).
O presidente da comissão, deputado Max Maciel (PSol), destacou que o governo, que já é responsável por 70% do financiamento do sistema de transporte coletivo do DF, deve ser o responsável por ajudar no acesso da população aos espaços e equipamentos públicos, de trabalho, culturais e de lazer.
“O valor da tarifa sobrecarrega a situação financeira de muitas famílias e contribui para a restrição de acesso a oportunidades de emprego e educação, reforçando as diversas desigualdades sociais”, explicou.
O distrital ressaltou também que a tarifa zero não visa apenas para a população do DF.
“É fundamental incluir nesse debate a população que mora no Entorno, porém trabalha, estuda e/ou desempenha outras atividades essenciais em regiões administrativas de todo o DF. Precisamos garantir o acesso e a inclusão social ao sistema de transporte público coletivo também dessas pessoas”, declarou.