GPS Brasília comscore

Diretora Anne Pinheiro Guimarães revela longa 100% filmado em Brasília

Filme ambientado nos anos 80 conta com Carolina Dieckmann, Caco Ciocler e Letícia Sabatella
Anne Pinheiro Guimarães
Anne Pinheiro Guimarães | Foto: Alquimia Filmes

Compartilhe:

Reconhecida diretora de cinema no Brasil, Anne Pinheiro Guimarães está de volta a Brasília, cidade onde nasceu, para filmar seu novo projeto, Pequenas Criaturas, um longa que tem a atuação de Carolina Dieckmann, Caco Ciocler e Letícia Sabatella.

Durante entrevista ao GPS|Brasília, Anne compartilhou detalhes sobre a produção, suas inspirações e o que significa filmar na capital federal. A escolha de Brasília como cenário do filme está profundamente enraizada em suas memórias afetivas e experiências pessoais na cidade.

“Eu nasci em Brasília e morei aqui nos anos formadores da minha vida. Morei aqui dos nove aos quinze anos, que são os anos que ficam para sempre”, revelou a diretora. 

Pequenas Criaturas é ambientado nos anos 1980 e acompanha uma mulher que se muda para Brasília com seus dois filhos e marido. Logo no início da trama, o marido parte para uma viagem de negócios, deixando a família sozinha para se adaptar à nova cidade.

“É uma história sobre como cada membro da família, em idades e fases diferentes da vida, lida com essa mudança e a peculiaridade de Brasília”, explicou Anne.

A produção, que filmou durante um mês em várias locações da cidade, como Cine Drive In, superquadras e Parque da Cidade, conta com uma equipe de aproximadamente 150 pessoas, tornando-se uma produção de médio porte para os padrões nacionais. A produção de locação foi de Fernando Toledo.

“O título do filme já diz, ‘Pequenas Criaturas’. Não se presta a grandes sequências ou muitos figurantes. É uma Brasília mais vazia, dos anos 80”, destacou a diretora.

Brasília cinematográfica

Sobre a infraestrutura de Brasília para receber produções cinematográficas, Anne foi enfática. “Brasília está fervendo. Quando cheguei, me avisaram que havia seis produções acontecendo simultaneamente aqui. A cidade tem uma cena cultural muito forte e fomos super bem recebidos e apoiados”, disse. Ela também elogiou a arquitetura e os espaços cênicos da cidade, que considera perfeitos para contar a história do filme.

Anne também comentou sobre suas origens e a transição de uma vida acadêmica para o cinema. “Eu sempre quis fazer cinema. Meu pai era da Embrafilme e diplomata, então morei na França e cresci em um ambiente onde a paixão pelo cinema era muito forte. Estudei História na Sorbonne, pois acreditava que isso me prepararia melhor para contar histórias”, disse.

As filmagens estão na reta final e a previsão de estreia de Pequenas Criaturas é para o próximo ano. Anne não descartou a possibilidade de retornar a Brasília para futuros projetos. “Depois dessa experiência, é claro. Brasília é um lugar que convida. A cidade está imensa e muito pujante”, afirmou.

Os brasilienses e fãs de cinema podem aguardar ansiosamente a estreia de “Pequenas Criaturas”, que promete trazer uma visão nostálgica e tocante da cidade nos anos 80. A diretora já adiantou que uma pré-estreia especial será realizada em Brasília.