GPS Brasília comscore

Direto da terra: alimentação plant-based ganha fama

Repensar o uso de ingredientes de origem animal é uma realidade que tem conquistado espaço no mercado

Compartilhe:

Caminhos alternativos quando o assunto é promoção da saúde vêm sendo pautados e discutidos cada vez mais. Higiene, sono regulado, cautela com o sol e prática de atividades físicas são alguns dos cuidados falados com frequência, mas eles não param por aí. As pessoas têm se conscientizado sobre um rótulo muito famoso: cruelty free, ou seja, a busca por alimentos e produtos sem crueldade animal.

A dieta baseada em plantas, conhecida como Whole Food Plant-Based Diet, visa o consumo de alimentos de origem vegetal, integrais e minimamente processados. Além disso, agrega sabor e quantidade de nutrientes e compostos bioativos, trazendo uma ação anti-inflamatória ao organismo humano.

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Unsplash_4baddc737e.jpg)

Esse tipo de prática vem sendo adotada, inclusive, para nomear um movimento crescente de restaurantes que repensam o uso de componentes de origem animal. Nada a ver com o bufê natural da esquina ou com pratos pouco inspirados reservados aos clientes veganos dentro de cardápios regulares.

De acordo com o nutricionista Erick Monori, “a proposta desse tipo de dieta é focar nos vegetais (orgânicos, de preferência), livrar-se de alimentos ultraprocessados e reduzir — ou até mesmo cortar — elementos de origem animal”. Ainda segundo o especialista, há opções de itens diferenciados para os adeptos.

Da mesma família do manjericão, tomilho e o orégano, existem grupos de fãs que foram conquistados por essas hortaliças, devido a suas propriedades, benefícios para a saúde e também pelo sabor inusitado. Um exemplo disso é PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), conhecida como peixinho, famosa entre veganos e vegetarianos. A planta ação expectorante, que ajuda a reduzir tosse e irritação na garganta e pulmão.

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Unsplash_5eb42ad802.jpg)

Ainda, com gosto e textura de peixes como o lambari, a PANC possui uma quantidade expressiva de óleo vegetal na sua composição, por isso, ela é muito procurada para entrada ou prato principal. O alto nível de fibras é um dos principais benefícios da planta peixinho. Além disso, ela possui capacidade antioxidante, sem mencionar o fato de que é um alimento muito acessível para deixar o prato mais saudável e nutritivo. Fonte alternativa de ferro, rica em minerais como potássio e cálcio, ela também auxilia na digestão.

“Entre os benefícios das fibras, por exemplo, está o fato de que elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares e, além disso, causam sensação de saciedade prolongada”, comenta o nutricionista.

Do Mc Donnald’s ao restaurante da esquina, o assunto tem sido cada vez mais repercutido e junto com ele, a conscientização. Pessoas procuram evitar o consumo exagerado de ingredientes animais e têm encontrado na alimentação baseada em plantas o caminho.