GPS Brasília comscore

Direto da terra: alimentação plant-based ganha fama

Caminhos alternativos quando o assunto é promoção da saúde vêm sendo pautados e discutidos cada vez mais. Higiene, sono regulado, cautela com o sol e prática de atividades físicas são alguns dos cuidados falados com frequência, mas eles não param por aí. As pessoas têm se conscientizado sobre um rótulo muito famoso: cruelty free, ou seja, a busca por alimentos e produtos sem crueldade animal.

A dieta baseada em plantas, conhecida como Whole Food Plant-Based Diet, visa o consumo de alimentos de origem vegetal, integrais e minimamente processados. Além disso, agrega sabor e quantidade de nutrientes e compostos bioativos, trazendo uma ação anti-inflamatória ao organismo humano.

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Unsplash_4baddc737e.jpg)

Esse tipo de prática vem sendo adotada, inclusive, para nomear um movimento crescente de restaurantes que repensam o uso de componentes de origem animal. Nada a ver com o bufê natural da esquina ou com pratos pouco inspirados reservados aos clientes veganos dentro de cardápios regulares.

De acordo com o nutricionista Erick Monori, “a proposta desse tipo de dieta é focar nos vegetais (orgânicos, de preferência), livrar-se de alimentos ultraprocessados e reduzir — ou até mesmo cortar — elementos de origem animal”. Ainda segundo o especialista, há opções de itens diferenciados para os adeptos.

Da mesma família do manjericão, tomilho e o orégano, existem grupos de fãs que foram conquistados por essas hortaliças, devido a suas propriedades, benefícios para a saúde e também pelo sabor inusitado. Um exemplo disso é PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais), conhecida como peixinho, famosa entre veganos e vegetarianos. A planta ação expectorante, que ajuda a reduzir tosse e irritação na garganta e pulmão.

![Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Unsplash_5eb42ad802.jpg)

Ainda, com gosto e textura de peixes como o lambari, a PANC possui uma quantidade expressiva de óleo vegetal na sua composição, por isso, ela é muito procurada para entrada ou prato principal. O alto nível de fibras é um dos principais benefícios da planta peixinho. Além disso, ela possui capacidade antioxidante, sem mencionar o fato de que é um alimento muito acessível para deixar o prato mais saudável e nutritivo. Fonte alternativa de ferro, rica em minerais como potássio e cálcio, ela também auxilia na digestão.

“Entre os benefícios das fibras, por exemplo, está o fato de que elas diminuem a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares e, além disso, causam sensação de saciedade prolongada”, comenta o nutricionista.

Do Mc Donnald’s ao restaurante da esquina, o assunto tem sido cada vez mais repercutido e junto com ele, a conscientização. Pessoas procuram evitar o consumo exagerado de ingredientes animais e têm encontrado na alimentação baseada em plantas o caminho.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.