GPS Brasília comscore

Diplomatas se surpreendem com agronegócio do DF durante visita à AgroBrasília

Representantes de 20 países destacam interesse em parcerias com o setor agrícola local, reconhecido por inovação e sustentabilidade

 

O agronegócio do Distrito Federal atraiu os olhares do mundo nesta quinta-feira (22), durante a programação do Dia Internacional AgroBrasília. Em sua 16ª edição, a feira recebeu a visita de diplomatas de 20 países, que se surpreenderam com o avanço tecnológico, a sustentabilidade e a força produtiva da região.

A ação é promovida pela Secretaria de Relações Internacionais do GDF, sob o comando de Paco Britto, em parceria com a Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), responsável pela organização da feira.

Durante a visita, os embaixadores e adidos agrícolas percorreram os estandes da Embrapa e da Emater-DF, onde puderam conhecer inovações aplicadas na agricultura local, com foco em sustentabilidade, produtividade e parcerias internacionais.

“Está sendo muito importante e valioso podermos testemunhar o desenvolvimento do setor aqui no DF”, afirmou Pierre-Adrien Romon, adido agrícola da Embaixada da França. Para ele, o encontro também proporcionou uma troca estratégica com autoridades brasileiras e instituições de pesquisa.

O evento reforça o papel de Brasília como polo estratégico do agronegócio nacional, e, segundo Paco Britto (foto em destaque), não é à toa que a capital foi eleita, em 2024, como a melhor cidade do Brasil para negócios no agro.

“O DF tem crescido bastante graças ao investimento em infraestrutura rural, ao esforço dos produtores e à atuação de instituições como BRB, Embrapa e Emater”, afirmou.

Além da França, países como Argentina, Camboja, Israel, Nepal, República Tcheca, Rússia, Uruguai, El Salvador e Nova Zelândia demonstraram interesse em cooperações bilaterais no setor agrícola do DF. A embaixadora da República Tcheca, Pavla Haverlíková, se disse impressionada com a estrutura e as tecnologias aplicadas.

“Nos interessa muito a colaboração, principalmente nas áreas de sustentabilidade, biodiversidade, saúde da terra e recursos hídricos”, destacou.

Também entusiasmados, os embaixadores Luís Aparício (El Salvador) e Nirmal Raj Kafle (Nepal) ressaltaram o interesse em estabelecer parcerias estratégicas com o DF, citando o Brasil como referência mundial em inovação agrícola.

“O Nepal tem buscado tecnologias no Brasil, que lidera nesse setor”, afirmou Kafle.

Segundo Cleison Duval, presidente da Emater-DF, o momento foi ideal para apresentar os diferenciais da produção rural local. “A visita reforça a relevância da nossa vitrine tecnológica, onde apresentamos inovações que promovem a produção sustentável no Distrito Federal.”

O presidente da Coopa-DF, José Guilherme Brenner, destacou a relação entre agro e desenvolvimento regional. “Há uma correlação direta entre regiões produtoras e regiões com PIB mais elevado. O agro é cultura, transporte, indústria, e aqui no DF isso está cada vez mais evidente”, pontuou.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.