Após dois anos na Argentina, o diplomata brasileiro Hayle Melim Gadelha preparou um pequeno guia gastronômico de Buenos Aires. A partir da publicação das listas Michelin e 50 Best, com as escolhas dos melhores restaurantes da capital argentina, no final de 2023, Gadelha criou a sua lista e dividiu as recomendações entre “memoráveis” e “valem a visita”, além de apontar locais sobrevalorizados.
Durante seu segundo ano na cidade, Gadelha foi adido cultural do Brasil na Argentina e trabalhou mais próximo de restaurantes na tentativa de aproximar a cultura gastronômica dos dois países, por acreditar que a comida é um instrumento de intercâmbio cultural importante.
Ele ressalta que a cozinha brasileira ainda é pouco conhecida entre os argentinos e atuou para levar chefs e bartenders brasileiros, com o objetivo de apresentar esse trabalho, o que o fez conhecer ainda melhor a culinária local e menos populares entre os turistas.
De acordo com Gadelha, o restaurante Don Julio merece a popularidade, mas a carne nas parrillas de bairro, como o Don Jorge e nos chamados bodegones, não ficam atrás.
Já entre os sobrevalorizados, para ele, estão o Aramburu, com duas estrelas Michelin, além do El Preferido de Palermo, considerado o 17º melhor da América Latina.
Restaurantes Memoráveis
- Don Julio
- Gran Dabbang
- Anchoíta
- Mercado de Liniers
- Narda Comedor
- Niño Gordo
- Corte Comedor
- Trescha
- Na Num
- Ácido
- Alo´s
- Elena
- Fervor
- Kona
- Mishiguene
- Anafe
- Casa Cavia
- Chuí
Valem a Visita
- Reliquia
- Buri Omakase
- Aramburu
- Uni Omakase
- 4ta Pared
- Ajo Negro- Mar de tapas
- Picarón
- Mengano
- Raggio Osteria
- Restó Sca
- Franca
- Sacro
- Fogón Asado
- Julia
- Piedra Pasillo al Fondo
- La Carnicería
- A Fuego Fuerte
- La Alacena Trattoria