Dinheiro esquecido pode cair direto na conta: Banco Central facilita resgate automático para pessoas físicas

Agora é possível ativar o resgate automático de valores esquecidos em contas bancárias, consórcios e outras instituições financeiras

A partir desta terça-feira (27), o Banco Central autoriza o uso de uma ferramenta que pode beneficiar milhões de brasileiros: agora é possível ativar o resgate automático de valores esquecidos em contas bancárias, consórcios e outras instituições financeiras. Com essa nova funcionalidade, o dinheiro vai direto para a conta do cidadão, sem necessidade de solicitações manuais.

A novidade está disponível no Sistema Valores a Receber (SVR), que reúne mais de R$ 9 bilhões ainda não resgatados por pessoas físicas e jurídicas em todo o país. Só entre os brasileiros, mais de 42 milhões de pessoas físicas têm direito a R$ 6,94 bilhões esquecidos ao longo dos anos, e muitos nem sabem disso.

O que muda para o cidadão?

Com a solicitação automática habilitada, o cidadão não precisa mais acompanhar o sistema constantemente. Assim que houver algum valor a ser devolvido, a transferência será feita diretamente na conta vinculada à chave Pix do tipo CPF. A medida simplifica o processo e garante mais agilidade no recebimento dos recursos.

“O cidadão não receberá aviso do Banco Central quando algum valor for devolvido. O crédito será feito diretamente pela instituição financeira na conta do cidadão”, explicou o BC.

Vale lembrar que o recurso está disponível exclusivamente para pessoas físicas com conta gov.br nível prata ou ouro, e com verificação em duas etapas ativada. Quem ainda não possui chave Pix do tipo CPF, deve cadastrá-la junto ao banco.

Como consultar se você tem dinheiro a receber:

  1. Acesse o site: valoresareceber.bcb.gov.br

  2. Digite seu CPF ou CNPJ para saber se há valores disponíveis;

  3. Se tiver valores, o sistema informará uma data para retorno;

  4. Na data informada, entre novamente com sua conta gov.br (nível prata ou ouro) para saber o valor e solicitar o resgate, caso o banco ainda não tenha aderido ao Pix automático.

Importante: no caso de herança, o representante legal deve informar a data de nascimento da pessoa falecida.

Cuidado com golpes

Com a volta das consultas, o Banco Central alerta: não clique em links enviados por WhatsApp ou e-mail, mesmo que pareçam confiáveis. Todos os serviços são gratuitos e só estão disponíveis no site oficial. O BC nunca entra em contato direto com o cidadão para tratar sobre valores esquecidos.

Quem ainda precisa fazer a solicitação manual?

Nem todas as instituições financeiras aderiram ao termo de devolução via Pix. Contas conjuntas e instituições não conveniadas ainda exigem o pedido manual. Nesses casos, o cidadão continuará precisando seguir o procedimento padrão para receber os valores.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI