A experiência na hora de dormir pode não ser tão boa para uma geração viciada em trabalho e com problemas de ansiedade. Insônia tem sido um dos principais problemas dos millennials e, infelizmente, alcançado, também, a geração Z. Para se ter uma noção, no Brasil, 72% das pessoas sofrem com alterações no sono, segundo estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Diante disso, sempre são bem-vindos métodos e formas de ajudar em um dos momentos mais importantes do dia: a hora de dormir.
Já ouviu falar sobre o sleepcasts? São basicamente podcasts especializados para incentivar as pessoas a dormirem. Plataformas e aplicativos de meditação, geralmente, são os responsáveis por essas produções, alguns dos famosos são o Headspace, o Sleep Sound e, até mesmo, o Calm. Agora, esses espaços tem investido tanto nesse conteúdo que até mesmo atores e cantores tem virado narradores.
Um dos destaques é Harry Styles, cuja narração no conto intitulado “Dream With Me” (Sonhe Comigo), no aplicativo de sono e meditação Calm, em 2020, causou um alvoroço tão grande que chegou a travar a plataforma no dia do lançamento. Os ouvintes podem praticamente sentir a presença do cantor sob as cobertas, criando uma experiência de sono verdadeiramente única.
Ouça neste link alguns segundos do áudio de Harry.
O fenômeno, contudo, não se limita apenas a Styles. Outros nomes igualmente reconhecidos aderiram à tendência. como Matthew McConaughey, conhecido por sua voz grave e envolvente, que narrou a história “Wonder”. Já o talentoso ator Cillian Murphy, famoso por seus diversos papéis, mais recentemente “Peaky Blinders” e “Oppenheimer”, também participou da mesma plataforma que o cantor britânico pop.
Vozes nem tão famosas, no entanto, também habituadas para quem conhece esses aplicativos disponibiliza conteúdo gratuito para ajudar a dormir. No Spotify, por exemplo, o Headspace fez uma playlist para seus ouvintes.
Ficou curioso para saber se funciona? Experimente abaixo: