Às vésperas do Ano Novo, o Aeroporto de Brasília projeta uma alta movimentação nos últimos dias de 2023, com previsão de cerca de 42 mil passageiros por dia transitando pelo terminal entre 28 e 29 de dezembro. Ou seja, cerca de 84 mil pessoas devem circular no terminal brasiliense entre esta quinta e sexta-feira. O fluxo mais intenso está programado para ocorrer entre 6h e 10h e entre 18h e 22h.
A procura por voos durante este período concentra-se principalmente em destinos litorâneos, como as praias do Nordeste, Salvador e Recife. Além disso, cidades turísticas como Rio de Janeiro e Belo Horizonte estão entre as preferências dos passageiros.
Por sua vez, a capital, Brasília, também figura como um destino procurado, reconhecida por sua arquitetura singular e vibrante cena cultural.
Antecipando a movimentação no terminal, a Inframerica, administradora do aeroporto, oferece algumas dicas para que os passageiros tenham uma viagem tranquila.
Veja:
1 – Chegue no aeroporto com pelo menos 2h de antecedência para voos domésticos e 2h30 para voos internacionais.
2 – Para agilizar o processo na fila de raio-x, retire todos os objetos metálicos que estiver carregando – cintos, relógios, chaves, moedas e celulares. Notebooks também devem ser retirados de malas e mochilas e depositados nas caixas plásticas para inspeção. Vale lembrar que alguns itens são proibidos na bagagem de mão, como objetos cortantes ou perfurantes. Para evitar o descarte dos objetos no canal de inspeção, transporte-os em sua bagagem despachada.
3 – Outra dica importante é sobre a quantidade, volume e peso de bagagens de mão. Confirme com a sua companhia aérea as regras para não precisar despachar a bagagem quando estiver embarcando. Este processo pode atrasar o voo.
4 – Os horários de pousos e decolagens podem ser acompanhados pelos monitores espalhados pelo terminal ou pelo site do aeroporto – www.bsb.aero.
5 – Vai viajar para o exterior? Fique atento a validade do seu passaporte, os vistos necessários para viajar para alguns países e as vacinas exigidas.
6 – Para embarcar é necessário apresentar documento com foto. São aceitos: passaportes, carteiras de identidade, carteiras de motoristas e carteiras de trabalho. O documento digital também é aceito.
7 – Fique atento a documentação e a autorização para viajar com menores de 16 anos.
8 – Os objetos esquecidos e perdidos no aeroporto são enviados ao departamento de “Achados e Perdidos” do terminal. A sala fica localizada no piso de desembarque, que funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 00h (intervalos: das 12h às 13h e das 19h às 20h). Após este horário, buscar atendimento no balcão de informações. O telefone de contato é o (61) 3214-6109. Objetos esquecidos dentro das aeronaves são de responsabilidade das companhias aéreas. Caso você esqueça algum item dentro do avião, procure a sua companhia aérea.
9 – Malas e bagagens de mão devem estar sempre acompanhadas de seus donos. Por motivo de segurança, nunca deixe seus pertences desacompanhados.
10 – O conteúdo das malas é de responsabilidade do passageiro. Fique atento, pois transportar objetos de terceiros pode ser um risco.
11 – Em caso de dúvidas, procure os funcionários da Inframerica no balcão de informações ou utilize nossos aerofones.
12 – Ao optar por transporte por aplicativo ou táxi, preste atenção ao embarcar. O serviço de táxi possui uma área própria e credenciada para o serviço no Aeroporto. Motoristas de aplicativo não abordam passageiros. As corridas devem ser feitas pelo sistema da empresa em seu celular. Confira a placa e o nome do condutor do veículo antes de embarcar. O embarque em transporte por aplicativo é realizado na Praça Pick-up.
13 – Para agilizar o processo de embarque, a Inframerica recomenda que o passageiro realize o check-in de forma on-line, antes de sair de casa. Casa não seja possível, o passageiro pode optar por realizar o check-in nos tótens de autoatendimento ou diretamente com o funcionário em um dos balcões das companhias aéreas;
14 – No site da ANAC (https://www.gov.br/anac/pt-br/assuntos/passageiros ) o passageiro encontra seus direitos e deveres e as respostas para as principais dúvidas relacionadas a viagens. Também é possível solucioná-las pelo atendimento eletrônico da agência, via WhatsApp (https://api.whatsapp.com/send?phone=556191554663). O passageiro também encontra sinalizações da ANAC em diversos locais do Aeroporto de Brasília, com o QR Code que leva para o site.
15 – O Aeroporto de Brasília conta com um Posto Médico para atendimento 24h de passageiros e tripulantes em emergências médicas. Ele fica localizado no piso de desembarque, área pública, nos fundos do desembarque internacional, e dispõe de equipe médica capacitada e ambulâncias para remoção para hospitais no DF.
Além disso, o Aeroporto de Brasília disponibiliza informações adicionais sobre direitos e deveres dos passageiros através do site da ANAC e conta com um Posto Médico 24h para atendimento em emergências médicas.