A cultura do cancelamento virtual e diversos outros comportamentos considerados tóxicos tem afastado diversas pessoas das redes sociais – os chamados “low profile”. Mas existem formas de manter uma experiência saudável online e, por isso, o GPS|Lifetime trouxe 8 dicas para atingir uma vida digital mais feliz e pacífica.
Muitas vezes, se privar de buscar ou ler sobre certas coisas pode ajudar a manter uma rotina mais feliz online – por isso, o ideal é que você busque por extensões, como o Mute Tab, para quem usa o navegador Chrome, que permite que você silencie determinados termos.
Outra opção é buscar conexões reais, fazendo novas amizades virtualmente, e seguir pessoas e negócios que realmente te inspiram – bem como dar feedbacks às plataformas durante aquele anúncio que você já está cansado de ver, por exemplo, ou mesmo enviando tickets para as empresas de tecnologia, que devem parar de exibir o conteúdo tão logo notificadas.
Duas outras dicas de ouro são, inclusive, evitar manipular excessivamente suas fotos postadas e privar seu perfil, já que você também pode estar sendo um canal de espelho para diversos públicos – isto é, pensar um pouco melhor antes de publicar qualquer conteúdo por aí, e parecer o mais real possível, além de privar que pessoas indesejadas te contatem. Existe, inclusive, uma nova rede social com essa proposta, chamada Be Real.
**Veja a lista das dicas elaboradas:**
1. Silencie perfis tóxicos ou que causem danos à sua saúde mental
2. Bloqueie termos que não deseja mais ver
3. Busque por pessoas e negócios que te inspiram
4. Faça conexões reais
5. Prive seu perfil (se possível)
6. Evite manipular suas fotos
7. Dê feedbacks às plataformas e fale sobre conteúdos que não deseja ver
8. Personalize seu feed