GPS Brasília comscore

Diástase após a gestação: saiba quais são os fatores de risco nessa fase

A separação dos músculos do abdômen é muito comum após a gravidez, embora não tenha relação com o tipo de parto

Ganho de peso, genética, idade, número de gestações, estrutura corporal… Transformações causadas pela gravidez influenciam o aparecimento de diástase após o parto, uma condição que causa a separação dos músculos do abdômen.

“A diástase ocorre principalmente pela distensão da musculatura abdominal, devido à própria gravidez. Apesar de o ganho de peso excessivo ser um fator de risco, ela também pode ocorrer em mulheres com peso saudável durante a gestação, pois está relacionada à distensão do reto abdominal”, explica o ginecologista Nélio Veiga Júnior.

A cirurgiã plástica Heloise Manfrim, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, também explica que após o período gestacional, a pele sofre distensão e muitas vezes não retorna à situação inicial, o que chamamos de flacidez.

“A diástase e excesso de pele podem ser acima do umbigo, abaixo do umbigo ou em toda a extensão da abertura da linha média”, explica a profissional. 

Além dos efeitos estéticos, a diástase pode causar problemas funcionais, como maior prevalência de desconforto abdominal, dor e diminuição da força muscular abdominal. “Exercícios específicos e fisioterapia pélvica podem melhorar bastante a condição”, completa o ginecologista. 

Ainda, em casos onde a diástase é grande, ela não permite uma correta contração dos músculos e a estabilização da coluna, o que pode causar dores lombares, principalmente em pacientes que não fazem exercícios físicos e quando o músculo reto abdominal é muito fraco. 

O médico ressalta que a cirurgia é indicada em casos de diástase severa (geralmente mais de 4-5 cm), presença de hérnia umbilical ou epigástrica associada, falha no tratamento conservador com fisioterapia após seis a 12 meses e comprometimento funcional importante. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

Doença que afeta 125 milhões de pessoas pode atingir as …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.