Dia Nacional do Livro: saiba os preferidos da equipe GPS|Brasília

Foto: Seven Shooter/Unsplash

Uma pesquisa divulgada pela Nielsen BookData em dezembro de 2023 analisou os hábitos de leitura da população do Brasil e identificou que 84% dos brasileiros acima de 18 anos não comprou nenhum livro nos 12 meses anteriores. Além disso, 60% das pessoas entende a importância da leitura, porém se sente desmotivada para comprar livros por conta de preço, tempo e até mesmo ausência de lojas.

Neste Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, o GPS|Brasília te convida a treinar esse hábito para que ele seja mais presente em sua rotina, considerando os diversos benefícios que a leitura proporciona. Pensando nisso, cada membro da nossa redação indicou um livro para os nossos leitores, que vão desde biografias e histórias reais até dramas e suspenses.

Confira a lista abaixo!

Anna Daros indica: Nos Bastidores da Vogue: A História da Revista que Transformou o Mundo (Nina-Sophia Miralles)
Nesta obra, a autora desvenda os bastidores editoriais de mais de um século de existência da maior revista de moda do mundo. Para Anna, essa é uma leitura muito boa para quem é apaixonado por moda e/ou trabalha na área. “Conhecemos mais sobre a história da Vogue desde sua criação até a atualidade, e é incrível ver como a revista molda até hoje o comportamento das pessoas e da indústria”, comenta. 

Caio Barbieri indica: Flor de Lis: A Pastora do Diabo (Ullisses Campbell) 
Por duas décadas Flordelis Santos de Souza foi considerada símbolo de amor, afeto e generosidade. Pastora de multidões e cantora gospel de sucesso, fundou seu próprio ministério, gravou discos e vendeu milhões de cópias. Em 2018, foi eleita a deputada federal mais votada do Rio de Janeiro. No entanto, por trás dessa biografia de sucesso, escondia-se uma mulher diabólica. Fria, dissimulada, odiosa e manipuladora, Flordelis praticava rituais satânicos. Para Caio, o livro “mostra um lado ainda pior do que as pessoas podem fazer em nome de Deus, coisa que nenhum jornal ou televisão conseguiu mostrar com tanta fidelidade”, observa.

Fernanda Moura indica: Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível: As memórias do astro de Friends (Matthew Perry)
O amado astro da série de comédia Friends nos conduz aos bastidores dessa produção de sucesso e narra a luta que enfrentou contra o vício, em um sincero livro de memórias. Divertido e revelador, Amigos, traz uma poderosa mensagem de esperança e resiliência. “Ao ler esse livro, entrei em contato com um outro lado da vida de Matthew que quase ninguém conhecia e quebra aquela imagem que tínhamos de uma vida perfeita e feliz”, destaca a jornalista.

Henrique Neri indica: Cartas na Rua (Charles Bukowski)
Pela voz de Henry Chinaski, alter ego de Charles Bukowski, o autor narra suas memórias em tom hilário e melancólico. Lançado em 1971, o livro é um marco na obra de um dos mais cultuados – e imitados – autores norte-americanos. Para Henrique, o livro é uma importante crítica social, “que nos faz entender que a vida é tão fácil quanto parece”, acredita. 

Juliana Eichler indica: Em Busca de Mim (Viola Davis)
O livro conta a história da atriz Viola Davis, de um apartamento caindo aos pedaços na cidade de Central Falls, em Rhode Island, para os palcos de Nova York e além. Este é o caminho que percorreu em busca de propósito e força, mas também para se fazer ser ouvida em um mundo em que não era percebida. “Adorei conhecer mais sobre a história de vida de uma artista que eu admiro muito. Me fez ver com outros olhos os trabalhos dela, os filmes e séries que participa e produz”, revela Juliana.

Maria Eduarda Oliveira indica: As Horas Invisíveis (David Mitchell)
Foi um dos melhores livros que li na vida”, afirma Maria Eduarda. A obra foi premiada com o World Fantasy Award e conta a história de Holly Stykes, uma garota que foge de casa dos pais para viver com o namorado. Embora pareça uma típica adolescente inglesa, é propensa a fenômenos paranormais e, durante a fuga, conhece uma mulher estranha que a alicia com um gesto amável em troca de asilo.

Paula Santana indica: O Poder da Língua (Gary Haynes)
O livro é um estudo sobre o poder das palavras e ensina o leitor a como usar isso a seu favor. “Cada vez mais, temos que ter noção do que falamos, pois as palavras têm um impacto muito grande na nossa vida e na vida do outro”, explica Paula. 

Rebeca Haddad indica: A paciente silenciosa (Alex Michaelides)
Após cometer o assassinato de seu marido, uma mulher se recusa a falar qualquer coisa, deixando suspeitas e mistérios não resolvidos sobre o caso. “Para quem gosta de livros com reviravoltas, esse é perfeito. Tem um plot twist muito bom e é um suspense super envolvente”, destaca Rebeca.


Tiago Fernandes indica: Memoir and Misinformation (Jim Carrey e Dana Vachon)
O livro é um romance semiautobiográfico, trazendo histórias sobre atuação, agentes, celebridade, privilégio, amizade, vício em relevância, medo do esquecimento pessoal e muito mais. “É uma ficção que nos faz refletir, pois utiliza fatos reais vivenciados ao longo da carreira de Jim Carrey. No livro, o ator ainda satiriza a cultura de auto-obsessão dos profissionais de Hollywood”, observa Tiago.

Yumi Kuwano indica: Tudo É Rio (Carla Madeira)
Com uma narrativa madura, precisa, delicada e poética, o romance narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido. Para Yumi, “A autora é maravilhosa e tem uma escrita cativante e muito instigante. Não consegui parar de ler até saber o final da história”, conta.

Relacionados.

Milagre da multiplicação de peixes pode ter explicação científica, aponta estudo

Belém inaugura um dos maiores museus a céu aberto da América Latina

Fashion Tour Roda de Estilo: evento reúne moda e sustentabilidade em Brasília