Categories: Life

Dia nacional do livro infantil: confira 5 autores que encantam gerações

Nesta quinta-feira (18), o Brasil celebra o Dia Nacional do Livro Infantil, uma data que não só enaltece a importância da leitura na formação das crianças, mas também presta homenagem a um dos maiores escritores da literatura infantil brasileira: Monteiro Lobato, nascido no dia 18 de abril de 1882. 

A literatura infantil tem um impacto importante na vida das crianças, estimulando a imaginação, desenvolvendo a linguagem e promovendo o amor pela leitura desde cedo. E para celebrar essa ocasião, o GPS destaca cinco autores que se tornaram referências no universo da literatura infantil brasileira:

Ana Maria Machado

Com mais de 50 anos de carreira, Ana Maria Machado, 82 anos, é uma das vozes mais importantes da literatura infantil brasileira. Seus livros encantam pela narrativa envolvente e personagens cativantes. Títulos como “Dona Baratinha” e “Bisa Bia, bisa Bel” são apenas algumas das obras que fazem parte do rico legado da escritora.

Ana Maria Machado foi eleita para a Academia Brasileira de Letras (ABL) em 2003, ela é a sexta ocupante da cadeira 1, cujo patrono é o poeta Adelino Fontoura. Em 2011, foi eleita para a presidência da Academia para o biênio 2012/2013.

Ana Maria Machado

Ziraldo

Falecido no último dia seis de abril, Ziraldo deixou um legado na literatura infantil brasileira. Seu personagem ‘O Menino Maluquinho’, conquistou o coração de milhões de crianças ao redor do país. Com mais de 130 livros publicados, e prêmios como o da ABL de Literatura Infantojuvenil, Ziraldo será sempre lembrado como um dos grandes mestres da escrita e ilustração para crianças. 

Entre suas obras famosas estão: “O menino Marron”, “O planeta lilás”, e “História de dois amores”, que Ziraldo foi o ilustrador com texto do grande amigo Carlos Drummond de Andrade. 

Ziraldo

Ruth Rocha

Aos 93 anos, e com uma carreira que atravessa gerações, Ruth Rocha é uma das autoras mais queridas e respeitadas da literatura infantil brasileira. Fugindo da imparcialidade que um texto jornalístico precisa ter, ela é para mim (a autora desta matéria) a maior escritora infantil do País. Ruth Rocha apresenta obras clássicas que encantam pela simplicidade e profundidade das histórias contadas. A autora possui mais de 200 títulos publicados e já foi traduzida para 25 idiomas. 

Ruth Rocha ocupa a cadeira 38, da Academia Paulista de Letras (APL), e recebeu o Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil, da Academia Brasileira de Letras. Entre as obras famosas estão: “Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias”, “O Menino Que Aprendeu A Ver” e “O Reizinho Mandão”.

Ruth Rocha

Lygia Bojunga

Premiada e reconhecida internacionalmente, Lygia Bojunga, 91 anos,  é uma autora que sabe como dialogar com o universo infantil de forma envolvente. Suas histórias, como “A bolsa amarela” e “Tchau”, emocionam e ensinam, deixando uma marca na imaginação das crianças.

Lygia foi a primeira pessoa fora do eixo Europa-Estados Unidos a receber o “Hans Christian Andersen”, considerado o Nobel da literatura para crianças e jovens.

Lygia Bojunga

Angela Lago

Além de escritora, Angela Lago foi uma talentosa ilustradora e desenhista. Suas obras, como “A casa do bode e da onça” e “A festa no céu”, são verdadeiras obras de arte que encantam não apenas pela história, mas também pela beleza das ilustrações. 

A autora venceu o Prêmio Jabuti com o livro “Muito capeta” como escritora, e com “A revolta das palavras, uma fábula moderna”, como ilustradora. O texto era de José Paulo Paes. Lago também recebeu, em 2010, o Prêmio ABL de Literatura Infantojuvenil. 

Angela Lago

Emanuelly Fernandes

Posts Recentes

Anna Paola Pimenta da Veiga se despede do netinho Arthur, que partiu precocemente

Empresária de Brasília fez comovente mensagem nas redes sociais

8 horas ago

3 receitinhas deliciosas e fáceis com chocolate

No Dia Mundial do Chocolate comemore com receitinhas super práticas para adoçar a vida

8 horas ago

Festival Brinca+ garante diversão durante as férias

Ingressos gratuitos precisam ser retirados pela internet

8 horas ago

Cortejo Afro marca os 20 anos da Política Nacional Cultura Viva em Salvador

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa de celebração que reuniu autoridades na Bahia

8 horas ago

4ª Feira Capital Cult movimenta o Eixão do Lazer neste domingo

Com apoio do GDF, evento ofereceu opções para todos os públicos de forma gratuita

9 horas ago

Parlamentares brasileiros comemoram vitória da esquerda na França

Projeções surpreendem, após vitória da direita no primeiro turno

9 horas ago