GPS Brasília comscore

Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo: importância da atividade física na rotina

Segundo OMS, 150 minutos de atividade física moderada por semana são suficientes para se manter saudável

Nesta segunda-feira, 10 de março, é o Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, data que tem como objetivo alertar a população sobre os riscos de um estilo de vida sedentário e incentivar a prática regular de atividades físicas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 4 milhões de pessoas morrem anualmente em todo o mundo devido a doenças relacionadas à falta de atividade física. No Brasil, um estudo realizado pelo IBGE revelou que 47,7% da população adulta é sedentária, o que representa mais de 100 milhões de brasileiros que não praticam exercícios suficientes para manter uma boa saúde.

O educador físico Gabriel D’Lucca Fernandes explica que o sedentarismo atualmente é quase como se fosse uma doença do nosso século. Sobre os prejuízos, ele potencializa todas as doenças que a gente pode ter. “Você tem mais chance de ter câncer, mais chance de ter hipertensão, doenças cardíacas, encurtamento muscular, e conforme o tempo vai passando e a idade vai aumentando, isso só tende a piorar“, explica. 

Além disso, ele ressalta que, de acordo com a OMS, é preciso 150 minutos de atividade física moderada por semana para os adultos para não ser considerado sedentário. 

Com o avanço da tecnologia e o aumento do tempo dedicado a tarefas mais estáticas, como o uso de dispositivos eletrônicos e o trabalho em escritórios, o sedentarismo se tornou um dos principais fatores de risco para diversas doenças crônicas, como obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardiovasculares. 

Benefícios

Fernandes destaca que apesar de muitas pessoas terem inserido a atividade física na rotina, o número de praticantes ainda é pequeno. “Isso vem desde isso da pessoa não gostar, não querer fazer, ou não ter tempo para realizar as atividades, devido ao cansaço da rotina, do trabalho, então isso tudo leva a pessoa a não conseguir praticar, a cuidar do corpo, que é importante não só esteticamente”, explica o educador físico. 

Além de evitar doenças, os pontos positivos da prática de atividades físicas é a melhora da disposição, o aumento da qualidade do sono, o controle do peso, a redução do estresse e da ansiedade, além de prevenir doenças cardíacas, osteoporose e até alguns tipos de câncer. Para especialistas, não é necessário praticar atividades de alta intensidade para colher esses benefícios. 

A atividade física tem um impacto significativo na saúde mental. Ela libera endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar, ajudando a combater a depressão e a ansiedade.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.