GPS Brasília comscore

Dia Mundial do Diabetes: saiba quais são as novidades no tratamento

Bomba de insulina sem fio, sensor de monitoramento e novas canetas estão entre os lançamentos

Esta quinta-feira, 14 de novembro, é marcada pelo Dia Mundial do Diabetes, doença crônica que possui dois tipos principais. O diabetes tipo 1 que é autoimune, caracterizado pela não-produção de insulina pelo pâncreas; e o diabetes tipo 2, mais comum e caracterizado pela resistência das células do corpo à produção de insulina. Além disso, há o diabetes gestacional, que atinge mulheres por causa da produção de hormônios durante a gravidez

A insulina é um hormônio que quebra as moléculas de glicose e a transforma em energia. Quando os níveis de açúcar estão elevados no sangue, acontece a chamada hiperglicemia. Fome e sede constantes, vontade de urinar diversas vezes ao dia, fadiga, infecções e visão turva são alguns dos sintomas quando há um descontrole dos níveis de glicose no organismo. 

Para ajudar pacientes a terem cada vez mais qualidade de vida com a doença — que não tem cura —, pesquisadores estão sempre em busca de novas tecnologias. Entre as novidades no tratamento da diabetes o Brasil e o mundo já contam com novas canetas para controle da glicemia e bomba de insulina sem fio. 

A endocrinologista Deborah Beranger com pós-graduação em Endocrinologia e Metabologia pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (SCMRJ) cita o Monjaro, que atua de maneira muito mais potente na produção e liberação de insulina e no controle dos níveis de glicose no sangue, e deve chegar às farmácias brasileiras no segundo semestre. 

“Entre as canetas, a maior novidade no tratamento da diabetes é o Mounjaro, que, além de simular o hormônio GLP-1 assim como faz o Ozempic, também simula um outro hormônio, chamado de GIP. Além disso, possui o efeito benéfico da perda de peso, mas de maneira muito mais significativa que o Ozempic justamente por ter esse hormônio adicional. E sabemos que a maioria dos pacientes obesos são diabéticos ou pré-diabéticos, então, ao trabalhar a obesidade, conseguimos controlar e até prevenir a diabetes”, destaca a médica. 

Outra novidade que tem proporcionado conforto e praticidade para o paciente é a minibomba de insulina sem fio, que chegou ao Brasil no final do ano passado, já que a bomba tradicional, já muito conhecida, pode gerar desconfortos em diversos momentos.

A bomba de insulina é um dispositivo eletrônico que fica conectado ao corpo durante o dia todo para fornecer insulina em doses menores de maneira contínua ao longo das 24 horas. É uma alternativa às injeções de insulina para pacientes que têm dificuldade de manter o controle da glicose sanguíneo, que têm grandes variações nos níveis de açúcar no sangue ou que têm quadros de hipoglicemia frequente ou graves, por exemplo”, diz a especialista, que ainda explica que o mecanismo fica acoplado na pele como um adesivo, e é controlado via bluetooth

Entre os destaques estão novo sensor de monitoramento de glicose com dimensões extremamente reduzidas, menor e mais fino que realiza leituras contínuas do nível de glicose que são enviadas diretamente para o celular. O sensor ainda não é vendido do Brasil, mas já é possível adquirir uma versão anterior, com tamanho próximo a uma moeda de um real.

Outros destaques são a insulina semanal, em vez da diária, e a insulina oral, que ainda está em desenvolvimento, com menos efeitos colaterais. “Pesquisadores criaram um revestimento que protege a insulina de ser decomposta pelos ácidos estomacais e enzimas digestivas, mantendo-a segura até alcançar o fígado, onde é finalmente quebrada por enzimas ativas somente quando os níveis de açúcar no sangue estão altos”, diz Beranger.

André Braga

*André Braga é médico clínico-geral e atual diretor de relações institucionais do Grupo Santa. Possui especializações nas áreas de pneumologia e dermatologia.

Veja também

Em imersão cultural e de negócios nos Emirados Árabes Unidos, …

Solidão e isolamento estão entre as causas mais comuns de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.