GPS Brasília comscore

Dia Mundial do Diabetes alerta para cuidados com a doença

Diagnosticado em mais de 17 milhões de brasileiros, o **diabetes** é uma doença que, se não tratada, pode trazer diversos problemas para o organismo. O termo é usado para condições que envolvem **níveis elevados de açúcar no sangue** e pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio **insulina**, produzido no pâncreas pelas chamadas células beta.

No dia 14 de novembro é celebrado o **Dia Mundial do Diabetes** e, até o ano que vem, a campanha adota o tema de “_Acesso aos Cuidados da Diabetes_”. Se não tratada corretamente, a doença pode trazer **diversas complicações**, como envelhecimento precoce da pele, queda de cabelo, dificuldade de cicatrização, danos aos rins, causar ou piorar problemas vasculares, de fertilidade e orais.

![(Foto: Hush Naidoo Jade Photography)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/hush_naidoo_jade_photography_p_A0uoltkwao_unsplash_d7c630b6ea.jpg)

Além disso, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV) informa que, entre janeiro de 2012 e março de 2022, dos 245 mil pacientes que sofreram **amputações** de membros inferiores no País, mais da metade tinham diabetes. Outro dado alerta que 85% das amputações relacionadas ao diabetes têm início com uma **lesão nos pés** e **perda de sensibilidade** na região.

O diabetes é dividido em categorias. Segundo o Ministério da Saúde, o **Tipo 1** “é causado pela destruição de células produtoras de insulina em decorrência do sistema imunológico em que os anticorpos atacam as células que produzem a insulina” e atinge cerca de 5 a 10% dos diabéticos. Já o **Tipo 2** “resulta da resistência à insulina e de deficiência na sua secreção” e ocorre em cerca de 90% dos diabéticos.

Enquanto isso, o **diabetes gestacional** “é a diminuição da tolerância à glicose, diagnosticada pela primeira vez na gestação, podendo ou não persistir após o parto”. Existem ainda **outros tipos da doença** que são decorrentes de defeitos genéticos ligados a outros problemas de saúde ou com o uso de medicamentos.

Para tratar o diabetes, é imprescindível ter uma **dieta saudável** e uma **rotina regular de exercícios físicos**. Além disso, evitar o uso de tabaco pode prevenir ou retardar o diabetes tipo 2.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.