O Dia Mundial da Saúde, celebrado em sete de abril todos os anos, tem o objetivo de aumentar a conscientização sobre uma variedade de questões de saúde em todo o mundo. Da longevidade à felicidade, da saúde física e mental, a campanha desempenha um papel em busca do bem-estar e dos cuidados preventivos.
Iniciada em 1950, o Dia Mundial da Saúde também marca a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), agência especializada das Nações Unidas dedicada à saúde pública internacional. A data tem como objetivo aumentar a conscientização sobre questões de saúde globais.
Este ano, o tema do Dia Mundial da Saúde é ‘A minha saúde, o meu direito’, destacando a importância do acesso aos serviços essenciais de saúde como um direito fundamental para todos.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, em discurso na última edição da Assembleia Mundial da Saúde (AMS), em Genebra, na Suíça, destacou que a “desigualdade faz mal a saúde”.
“Precisamos nesse momento fortalecer substancialmente os sistemas de vigilância e os sistemas de saúde como um todo. Necessitaremos mais inovação, transferência de tecnologia, financiamento, voltados para sistemas de saúde mais equitativos”, comentou a ministra.
Segundo o Conselho da OMS sobre a Economia da Saúde para Todos, pelo menos 140 países reconhecem a saúde como um direito humano em suas constituições. No entanto, muitos países ainda precisam aprovar e implementar leis para garantir que suas populações tenham acesso adequado aos serviços de saúde.