O Dia Mundial da Obesidade, comemorado nesta segunda-feira (4), alerta a população sobre os riscos provocados pelo sobrepeso. Segundo resultado da pesquisa Vigitel 2019 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), realizada pelo Ministério da Saúde, 55,4% dos brasileiros estão nessa situação.
Mas é verdade que homens perdem peso mais facilmente do que mulheres? De acordo com os cientistas, sim. A maneira como os corpos dos homens são construídos e mesmo onde armazenam gordura os ajuda nessa questão.
Um estudo publicado na revista ‘Diabetes, Obesity and Metabolism’ detalhou os resultados da perda de peso de mais de 2.200 adultos com sobrepeso. Durante o estudo de oito semanas, homens e mulheres seguiram uma dieta de 800 calorias composta principalmente de sopas, shakes, cereais quentes e vegetais de baixa caloria.
Ao final, os homens perderam 16% mais peso do que as mulheres – cerca de 26 quilos em comparação com uma média de 22 quilos para as mulheres.
Fisiologicamente, o sexo masculino está aptos a queimar gordura mais rapidamente, pois têm mais massa muscular magra e uma taxa metabólica naturalmente mais elevada.
O endocrinologista Francisco Tostes, sócio do Instituto Nutrindo Ideais, comentou sobre o assunto em sua rede social.
“Senhoras, se vocês algumas vezes entraram em competição de dieta com parceiro, irmão ou amigo para perder peso? Não se surpreendam, se ele perdeu mais peso e mais rápido que você, não é impressão. As mulheres realmente têm maior dificuldade de controlar o apetite em uma dieta, pois tem um metabolismo mais lento do que nós, homens, porque têm menos músculos, e o músculo de vocês gasta menos energia do que o nosso.”
Ainda, Francisco argumenta que, por ter um metabolismo mais ativo, os homens não costumam precisar fazer uma restrição tão grande na dieta para conseguirem emagrecer.
Por outro lado, as mulheres podem utilizar outras estratégias para melhorar o desempenho na perda de peso. A prática regular de exercícios faz com que o nosso corpo queime mais calorias além daquelas que são gastas durante o exercício, pois acelera o nosso metabolismo.