GPS Brasília comscore

Dia Mundial da Doença de Alzheimer: atividades física e mental ainda é a melhor prevenção

Os dados revelam números altos e confirmam que **a mais comum de todas é a doença de Alzheimer,** que atinge **sete entre dez indivíduos** nessa situação em todo o mundo. A OMS alerta para a tendência de aumento preocupante desses números, com o envelhecimento da população. Estimativas da _**Alzheimer’s Disease International**_, sediada no Reino Unido, os números globais poderão chegar a **74,7 milhões, em 2030**, e 131,5 milhões, em 2050.

Já aqui no Brasil, dados do **Ministério da Saúde** indicam que em torno de **1,2 milhão de pessoas têm a doença** e cem mil novos casos são diagnosticados anualmente. “_A doença de Alzheimer se manifesta por uma **disfunção em que alguns neurônios** do nosso cérebro começam a morrer_”, explica o neurologista **Silvio Pessanha Neto**, diretor do Instituto de Educação Médica (Idomed).

O processo degenerativo ocorre quando um **conjunto de neurônios sofre um processo defeituoso e começa a morrer**. Como esses neurônios são justamente aqueles responsáveis pela memória, o paciente começa a ter incapacidade para gerar novas memórias. Pessanha explica que os primeiros sinais são identificados pela família e por amigos.

![(Foto: Jesse Orrico/Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/jesse_orrico_rm_Wt_VQN_5_Rz_U_unsplash_8b6fac8a9f.jpg)

Os sintomas começam, em geral, **depois da sexta ou sétima décadas de vida**. Para especialistas, a doença em jovens na faixa dos quarenta anos é muito rara e ocorre quando há predisposição genética. O especialista esclarece ainda que o Alzheimer não pode ser confundido com a demência senil: **“_o cérebro envelhece, como todo o corpo envelhece_”**.

A medicina ganhou importantes aliados para a detecção do Alzheimer, como um teste de imagem não invasivo, chamado **_PET Amiloide Florbetabeno_** (PET-CT com Florbetabeno-18F). “O exame é capaz de fazer a medição do volume de placas beta amiloides que, quando acumuladas, interferem no funcionamento das células cerebrais e são consideradas como digitais do Alzheimer.

Como é uma doença progressiva, “_**é muito importante o quanto antes tiver o diagnóstico**, pois o médico pode tratar melhor, começar a medicar o paciente para que se reduza a velocidade com a qual os neurônios começam a morrer_”.

![(Foto: OPAS)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/alzheimer_e1534940722711_678x381_43e9062321.jpeg)

O Alzheimer é uma doença sem cura e não há uma prevenção comprovadamente eficiente. A prevenção consiste em manter uma atividade física e mental ativa, ler muito, escrever, fazer palavras-cruzadas, quebra-cabeças. “_**Quem ocupa o cérebro adia a doença**_”, diz Pessanha.

>“**A gente sabe hoje que o Alzheimer está ligado muito ao diabetes, à hipertensão, ao tabagismo, à síndrome da apneia obstrutiva do sono, a quadros de depressão**. Então, se você precocemente tratar essas situações, isso diminui o risco de o idoso, quando chega à terceira idade, desenvolver a doença”.

E o especialista reforça com veemência que **o suporte da família é fundamental**. “_A pessoa está com uma enfermidade. Ela não confunde o nome do neto, por exemplo, porque quer. Tento pedir que a família apoie, estimule, leve para o cinema, o museu, o teatro, leve para passear, tenha paciência porque esses estímulos é que vão manter o paciente, por mais tempo, com uma qualidade mínima de vida para interagir com as pessoas_”, conclui.

Veja também

A privação do sono pode dificultar a nossa capacidade de …

Parceria com empresa especializada ajuda a contribuir para um futuro …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI