GPS Brasília comscore

Dia Mundial da Doença de Alzheimer: atividades física e mental ainda é a melhor prevenção

Os dados revelam números altos e confirmam que **a mais comum de todas é a doença de Alzheimer,** que atinge **sete entre dez indivíduos** nessa situação em todo o mundo. A OMS alerta para a tendência de aumento preocupante desses números, com o envelhecimento da população. Estimativas da _**Alzheimer’s Disease International**_, sediada no Reino Unido, os números globais poderão chegar a **74,7 milhões, em 2030**, e 131,5 milhões, em 2050.

Já aqui no Brasil, dados do **Ministério da Saúde** indicam que em torno de **1,2 milhão de pessoas têm a doença** e cem mil novos casos são diagnosticados anualmente. “_A doença de Alzheimer se manifesta por uma **disfunção em que alguns neurônios** do nosso cérebro começam a morrer_”, explica o neurologista **Silvio Pessanha Neto**, diretor do Instituto de Educação Médica (Idomed).

O processo degenerativo ocorre quando um **conjunto de neurônios sofre um processo defeituoso e começa a morrer**. Como esses neurônios são justamente aqueles responsáveis pela memória, o paciente começa a ter incapacidade para gerar novas memórias. Pessanha explica que os primeiros sinais são identificados pela família e por amigos.

![(Foto: Jesse Orrico/Unsplash)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/jesse_orrico_rm_Wt_VQN_5_Rz_U_unsplash_8b6fac8a9f.jpg)

Os sintomas começam, em geral, **depois da sexta ou sétima décadas de vida**. Para especialistas, a doença em jovens na faixa dos quarenta anos é muito rara e ocorre quando há predisposição genética. O especialista esclarece ainda que o Alzheimer não pode ser confundido com a demência senil: **“_o cérebro envelhece, como todo o corpo envelhece_”**.

A medicina ganhou importantes aliados para a detecção do Alzheimer, como um teste de imagem não invasivo, chamado **_PET Amiloide Florbetabeno_** (PET-CT com Florbetabeno-18F). “O exame é capaz de fazer a medição do volume de placas beta amiloides que, quando acumuladas, interferem no funcionamento das células cerebrais e são consideradas como digitais do Alzheimer.

Como é uma doença progressiva, “_**é muito importante o quanto antes tiver o diagnóstico**, pois o médico pode tratar melhor, começar a medicar o paciente para que se reduza a velocidade com a qual os neurônios começam a morrer_”.

![(Foto: OPAS)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/alzheimer_e1534940722711_678x381_43e9062321.jpeg)

O Alzheimer é uma doença sem cura e não há uma prevenção comprovadamente eficiente. A prevenção consiste em manter uma atividade física e mental ativa, ler muito, escrever, fazer palavras-cruzadas, quebra-cabeças. “_**Quem ocupa o cérebro adia a doença**_”, diz Pessanha.

>“**A gente sabe hoje que o Alzheimer está ligado muito ao diabetes, à hipertensão, ao tabagismo, à síndrome da apneia obstrutiva do sono, a quadros de depressão**. Então, se você precocemente tratar essas situações, isso diminui o risco de o idoso, quando chega à terceira idade, desenvolver a doença”.

E o especialista reforça com veemência que **o suporte da família é fundamental**. “_A pessoa está com uma enfermidade. Ela não confunde o nome do neto, por exemplo, porque quer. Tento pedir que a família apoie, estimule, leve para o cinema, o museu, o teatro, leve para passear, tenha paciência porque esses estímulos é que vão manter o paciente, por mais tempo, com uma qualidade mínima de vida para interagir com as pessoas_”, conclui.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

Os esforços para alcançar padrões de belezas ficcionais atingiram seu …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.