Categories: Paula Santana

Dia Internacional da Paz no Senado conta com a presença da atriz Maria Paula

O Auditório Petrônio Portela do Senado Federal foi palco de um marcante diálogo sobre mecanismos para alcançar a paz, em um evento nesta quinta-feira (21). Realizado em homenagem ao Dia Internacional da Paz, o ato comandado pela atriz, apresentadora e embaixadora da paz, Maria Paula Fidalgo, também ressaltou a conscientização sobre a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.

A programação do evento, chamado Ato pela Paz!, contou com a participação de artistas, formadores de opinião, atletas paraolímpicos, autoridades, embaixadores, políticos, humanitários e espirituais, todos unidos com a intenção de dialogar pela paz.

Foto: Thiago Paternostro

“Além de reunir tantos pacifistas em um lugar onde as decisões mais importantes do país são tomadas, essa é uma ação imprescindível, porque traz uma simbologia ao Congresso Nacional de que a visão de um mundo sem conflitos é possível. Outro pronto importante foi criar um manifesto que contém uma lista de sugestões para projetos de lei, para incentivos de práticas pacíficas para que torne essa política pública”, afirma a atriz.

Foto: Thiago Paternostro

Ao longo do evento, foram distribuídos Tsurus, que são origamis de um pássaro sagrado originário do Japão, como um incentivo às pessoas a levarem para onde forem o espírito do que aconteceu no auditório principal do Senado Federal. Para animar o evento, a instrumentista Isabel Nabuco, bisneta de Joaquim Nabuco, um intelectual abolicionista do período imperial, realizou uma apresentação musical com a banda PestaLovers, da Associação Pestalozzi de Brasília, composta por músicos e cantores com síndromes diversas.

Foto: Thiago Paternostro

O destaque da programação foi a declaração de uma senhora de 82 anos sobrevivente da bomba de Hiroshima. Ela subiu ao palco para falar sobre o desafio que foi estar presente no dia em que a bomba foi lançada em sua cidade, quando ela era apenas uma criança ainda. A senhora ressaltou que teve a vida marcada por esse episódio e que a mudança dela para o Brasil, há 50 anos, ajudou-a a reencontrar a paz.

Um outro momento emocionante foi quando dois atletas para olímpicos tetraplégicos subiram ao palco para mostrar a medalha de ouro que receberam nas olimpíadas. Ambos conquistaram a medalha de ouro no ping-pong. Um é Ismael e o outro é o Guilherme. 

O evento também contou com Peace Talks e com a exibição do filme Sinfonia de um homem comum, seguido de debate.

Foto: Thiago Paternostro

 

Ailane Silva

Posts Recentes

Projeto garante hora de descanso para amamentação nas empresas

Mulheres enfrentam dificuldades por falta de apoio de empresas

3 minutos ago

Pôr do Sol no Parque: jazz e natureza celebram 46 anos do Parque da Cidade

O evento gratuito traz música ao vivo em meio ao cenário do Lago do Parque…

18 minutos ago

Novo romance de Chimamanda Ngozi Adichie será lançado em março

Último livro da aclamada escritora nigeriana foi Americanah, publicado em 2013

43 minutos ago

Lula pousa em Brasília após avião ter defeito no México

Depois do susto, o segundo voo não teve nenhuma intercorrência

46 minutos ago

EUA ganhará montanha-russa recordista de inclinação

Serão 900 metros de extensão e 50 de altura, com uma inclinação de 90 graus…

1 hora ago

Conflitos no Oriente Médio prejudicam baixa nos preços do combustível no Brasil

Com o aumento do petróleo na região, as refinarias brasileiras não conseguem reduzir valores locais

1 hora ago