GPS Brasília comscore

Dia Internacional da Paz no Senado conta com a presença da atriz Maria Paula

Promovido pela Embaixada da Paz, evento reuniu autoridades e representantes de diversos setores da sociedade para tratar também sobre acessibilidade
Maria Paula 2
Foto: Thiago Paternostro

Compartilhe:

O Auditório Petrônio Portela do Senado Federal foi palco de um marcante diálogo sobre mecanismos para alcançar a paz, em um evento nesta quinta-feira (21). Realizado em homenagem ao Dia Internacional da Paz, o ato comandado pela atriz, apresentadora e embaixadora da paz, Maria Paula Fidalgo, também ressaltou a conscientização sobre a inclusão e acessibilidade das pessoas com deficiência.

A programação do evento, chamado Ato pela Paz!, contou com a participação de artistas, formadores de opinião, atletas paraolímpicos, autoridades, embaixadores, políticos, humanitários e espirituais, todos unidos com a intenção de dialogar pela paz.

Maria Paula
Foto: Thiago Paternostro

“Além de reunir tantos pacifistas em um lugar onde as decisões mais importantes do país são tomadas, essa é uma ação imprescindível, porque traz uma simbologia ao Congresso Nacional de que a visão de um mundo sem conflitos é possível. Outro pronto importante foi criar um manifesto que contém uma lista de sugestões para projetos de lei, para incentivos de práticas pacíficas para que torne essa política pública”, afirma a atriz.

Maria Paula 3
Foto: Thiago Paternostro

Ao longo do evento, foram distribuídos Tsurus, que são origamis de um pássaro sagrado originário do Japão, como um incentivo às pessoas a levarem para onde forem o espírito do que aconteceu no auditório principal do Senado Federal. Para animar o evento, a instrumentista Isabel Nabuco, bisneta de Joaquim Nabuco, um intelectual abolicionista do período imperial, realizou uma apresentação musical com a banda PestaLovers, da Associação Pestalozzi de Brasília, composta por músicos e cantores com síndromes diversas.

Atletas e Maria Paula
Foto: Thiago Paternostro

O destaque da programação foi a declaração de uma senhora de 82 anos sobrevivente da bomba de Hiroshima. Ela subiu ao palco para falar sobre o desafio que foi estar presente no dia em que a bomba foi lançada em sua cidade, quando ela era apenas uma criança ainda. A senhora ressaltou que teve a vida marcada por esse episódio e que a mudança dela para o Brasil, há 50 anos, ajudou-a a reencontrar a paz.

Um outro momento emocionante foi quando dois atletas para olímpicos tetraplégicos subiram ao palco para mostrar a medalha de ouro que receberam nas olimpíadas. Ambos conquistaram a medalha de ouro no ping-pong. Um é Ismael e o outro é o Guilherme. 

O evento também contou com Peace Talks e com a exibição do filme Sinfonia de um homem comum, seguido de debate.

Maria Paula 2
Foto: Thiago Paternostro