Categories: Paula Santana

Dia Internacional da Mulher: conheça as lideranças femininas atuantes no DF

Neste Dia Internacional da Mulher, o GPS | Brasília decidiu homenagear algumas mulheres da nossa Capital, que conquistaram importantes espaços de poder e, por isso, servem de inspiração para a sociedade. 

São políticas, acadêmicas, lideranças em corporações e vozes ativas do empoderamento feminino em diversas áreas de atuação.

Conheça cada uma delas:

Márcia Abrahão – reitora da Universidade de Brasília (UnB)

Márcia Abrahão Moura é uma destacada acadêmica e líder educacional, servindo como reitora da Universidade de Brasília (UnB) desde 2016, sendo a primeira mulher a ocupar o principal cargo da instituição.

Com vasta formação acadêmica em Geologia, incluindo mestrado, doutorado e estágios no exterior, ela também tem uma longa trajetória como docente na UnB, alcançando o título de professora titular em 2019.

Como decana de Ensino de Graduação, liderou o Programa Reuni, expandindo a universidade e implementando novos cursos e campi. Além disso, suas contribuições como pesquisadora na área de Geociências são reconhecidas internacionalmente.

“É urgente promover a participação das mulheres em todas as esferas da sociedade, na educação, na ciência, na economia, na política e onde mais for necessário. A violência contra a mulher é inaceitável e alarmante, em seus diversos modos e ocorrências, no DF e em todo o país. O machismo precisa ser coibido. Os agressores, punidos. As mulheres querem paz e voz. Somente a educação de qualidade pode mudar esse cenário”, conta a reitora da UnB.

Reitora da UnB Márcia Abrahão | Divulgação

Daniela Teixeira – ministra STJ

A advogada Daniela Teixeira, aos 51 anos de idade, foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), após uma destacada carreira como conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Como a única mulher entre os três nomes indicados, sua nomeação recebeu amplo apoio.

Graduada pela Universidade de Brasília (UnB) e com especialização em direito econômico e empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ela também obteve mestrado em direito pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

“A legislação avançou, as políticas públicas avançaram, mais mulheres estão ocupando espaços de poder e campanhas estão nas ruas. Entretanto, a violência contra a mulher continua crescendo. A desigualdade não precisa ser – e não será – superada sem afeto. Sem o olhar atento e cuidadoso, de cima para baixo e de baixo para cima”, afirma a ministra.

Ministra do STJ Daniela Teixeira | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Celina Leão – vice-governadora

Apesar de não ter nascido em Brasília, Celina Leão é cidadã honorária da Capital e não poderia ficar de fora desta lista. A atual vice-governadora do Distrito Federal e presidente do Partido Progressista local é reconhecida por sua postura firme e personalidade marcante.

Com uma carreira que abrange diversos cargos públicos, desde a Câmara Legislativa do DF até a Câmara dos Deputados, Celina tem se destacado por sua defesa incansável dos direitos da população. Com formação em Administração de Empresas e Direito, sua atuação política é respaldada por uma ampla gama de projetos e leis que beneficiam diretamente a sociedade brasiliense.

Além de sua dedicação à política, Celina é uma entusiasta do esporte, acreditando no seu poder transformador na vida das pessoas. Amante do futevôlei, a gestão de Celina como secretária de Esporte do DF foi marcada por iniciativas inovadoras e inclusivas.

Celina Leão | Foto: Vanessa Castro

Ana Paula Habka – comandante-geral da PMDF

Ana Paula Habka entrou para PMDF em 1994 e, à época, não imaginava que poderia alcançar o posto mais alto entre os militares. Estudiosa, ela coleciona capacitações relacionadas a direitos humanos, gestão e segurança de autoridades.

Em 7 de fevereiro deste ano, a coronel assumiu o Comando-Geral da PMDF, após 30 anos de trabalho na corporação. Ela se tornou a segunda mulher da história a ocupar o cargo, que anteriormente só podia ser assumido por homens.

“Tenho muita honra em hoje ser a Comandante Geral da PMDF. Uma corporação que aprendi a respeitar desde criança ao ver meu pai se dedicando em servir e proteger a sociedade. Sinto-me privilegiada por ter a oportunidade de influenciar positivamente o ambiente à minha volta e inspirar outras mulheres a alcançarem seus objetivos profissionais e pessoais”, diz Ana Paula Habka.

Comandante Ana Paula Habka | Reprodução/Instagram

Giselle Ferreira – secretária da Mulher-DF

Giselle Ferreira é professora de carreira da Secretaria de Educação do DF. Tomou posse ao no cargo atual em janeiro de 2023, após passar pelo comando da Secretaria de Esporte e Lazer. Pós-graduada em Política de Representação Parlamentar, ela é membro da Women’s Democracy Network (WND), que capacita mulheres em todo o mundo com o conhecimento de que “Você também pode fazer isso!”.

Também por ser mãe de uma menina, o empoderamento feminino sempre esteve em pautas da gestora, principalmente no âmbito da representação política. A atuação das mulheres no legislativo guiou boa parte de sua trajetória profissional, onde traçou como um de seus objetivos a conscientização e participação de mulheres nesta questão.

Pelos trabalhos já desenvolvidos, Giselle Ferreira recebeu diversos prêmios, como a Medalha Mérito Buriti, Medalha Mérito da PGDF, Comenda da Ordem do Mérito Bombeiro Militar do Distrito Federal, entre outros.

“Nós, como mulheres líderes, temos a responsabilidade de sermos agentes de mudança. Devemos nos unir em solidariedade, apoiando umas às outras e criar um ambiente onde todas as mulheres tenham as mesmas oportunidades, onde suas vozes sejam ouvidas e suas realizações reconhecidas”, comenta a secretária.

Giselle Ferreira | Foto: Rayra Paiva

Mônica de Mesquita Miranda – comandante do Corpo de Bombeiros do DF (CBMDF)

A coronel Mônica de Mesquita Miranda ingressou no curso de formação de oficiais do CBMDF no ano de 1993. Ao longo de sua carreira na corporação ocupou diversos cargos, como os de comandante do Centro de Assistência Bombeiro Militar, atuante na Diretoria de Ensino CBMDF, entre outras.

Também foi condecorada com a Medalha Dom Pedro II e Ordem do Mérito Aeronáutico.
A coronel é a primeira mulher da história a ser nomeada comandante-geral do Corpo de Bombeiros em todo o Brasil, além de ser graduada em psicologia e mãe de três filhas.

“Nada na vida foi fácil para mim e, assim, passei por três anos do Curso de Formação de Oficiais, tendo que lidar com todas as dificuldades da formação em si, mas também com o machismo. Hoje temos mulheres mergulhadoras, condutoras de viaturas, mecânicas, peritas, combatentes florestais, e em todas as posições de destaque. A mulher salva com sua força, com seu olhar que adverte e com seu cuidado que humaniza gerações”, diz a coronel.

Comandante Mônica de Mesquita Miranda | Divulgação

Dayse Amarilio – procuradora especial da mulher na Câmara Legislativa (CLDF)

A enfermeira obstetra Dayse Amarilio é natural do Pará, mas também não podia ficar de fora, pois é no DF onde ela entrega diariamente sua luta pela saúde e pelas mulheres.

Eleita deputada distrital nas últimas eleições, Dayse atualmente atua como procuradora Especial da Mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), órgão interno responsável pelas pautas de gênero dentro do parlamento local.

Com histórico sindical, a deputada já presidiu o SindEnfermeiro-DF e é uma voz ativa na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), além de também ser professora.

“Há avanços em relação à ocupação de espaços de lideranças por mulheres e o espaço político é muito importante para isto. A política abre portas para a liderança feminina em diversas áreas, pois é possível não só legislar, mas fiscalizar e cobrar que esses espaços sejam ocupados por mulheres”, afirma a deputada.

Dayse Amarilio | Foto: Eurico Eduardo/ Agência CLDF

Rose Rainha – superintendente do Sebrae-DF

Rose Rainha é uma advogada especialista em gestão, e fez história ao se tornar a primeira mulher escolhida como superintendente do Sebrae-DF. Com uma trajetória de sucesso na instituição, Rose ascendeu à posição máxima com o apoio unânime dos conselheiros, consolidando sua reputação como líder reconhecida pelo setor produtivo e pelos governos local e federal.

Sua vasta experiência inclui cargos como secretária executiva do Conselho Permanente de Políticas Públicas e Gestão Governamental do GDF, superintendente de gestão e secretária executiva do Conselho Nacional do Sesi, bem como chefe de gabinete da Fundação Ulysses Guimarães, da Vice-Governadoria do DF, e assessora na Câmara dos Deputados.

Rose Rainha | Foto: Rayra Paiva
Pedro Reis

Posts Recentes

Festival Internacional de Dança celebra a diversidade cultural no CCBB

Evento reúne dançarinos de Angola, Brasil e França em espetáculos, oficinas e batalhas

12 minutos ago

Saiba quais serão os países com maior população até o fim do século

Relatório da Organização das Nações Unidas estima que muitos países já atingiram o pico populacional

27 minutos ago

Turismo internacional bate recorde no Brasil e movimenta mais de US$ 3 bilhões

Volume dos serviços fica estável, mas CNC revisa expectativa de crescimento para baixo

2 horas ago

Parque da Cidade recebe evento gratuito para celebrar o Dia do Rock

Rock Beats, Biquini e outras bandas se apresentam neste final de semana em Brasília

2 horas ago

Audiência Pública discute concessão de terreno para a Fundação Athos Bulcão

A reunião no Museu Nacional contou com representantes do executivo, legislativo e da sociedade civil

2 horas ago

Casa de Criadores retorna com a busca pelo sentido da moda por meio da catarse

A edição 54ª do evento terá desfile do estilista paulistano Alexandre Herchcovitch

3 horas ago