GPS Brasília comscore

Dia do Sertanejo: o estilo mais ouvido no País

Nesta sexta-feira é celebrado o Dia do Sertanejo, o estilo mais famoso entre os brasileiros; vejam os números
Ana Castela, Marília Mendonça e Luan Santana (Reprodução)

Compartilhe:

O Dia do Sertanejo, comemorado nesta sexta-feira (3), começou na década de 1960, marcando um tributo aos talentosos violeiros que deram origem a esse gênero musical tão amado pelos brasileiros. Desde então, o sertanejo não apenas conquistou o topo das paradas musicais do país, mas também abriu portas para artistas de todas as regiões, especialmente aqueles das áreas rurais. 

Em um cenário musical em constante evolução, o sertanejo continua a ser um dos gêneros mais queridos, demonstrando sua diversidade e versatilidade. Um exemplo disso é a ascensão meteórica da jovem cantora sul-mato-grossense Ana Castela, que aos 20 anos dominou as paradas do Spotify em 2023, tornando-se a artista mais ouvida em todo o Brasil.

O sucesso de Ana Castela é apenas um reflexo do poder da “sofrência”, um subgênero do sertanejo que conquistou corações e playlists por todo o País. No ano passado, as músicas mais ouvidas no Spotify foram dominadas por esse estilo, com hits como “Nosso Quadro”, de Ana Castela, e “Leão”, de Marília Mendonça, liderando o ranking.

Ranking

O sucesso do estilo é tão grande, que Marília Mendonça, conhecida como a “Rainha da Sofrência”, falecida em novembro de 2021, ainda desponta no Top 5 dos artistas mais ouvidos no País. A cantora é a primeira brasileira a atingir 10 bilhões de reproduções no Spotify. 

O monopólio sertanejo continua firme em 2024, como evidenciado pelo ranking das músicas do verão divulgado pelo Spotify. Ana Castela mais uma vez se destaca, com quatro músicas entre as dez mais ouvidas. Além dela, artistas como Lauana Prado e a dupla Zé Neto e Cristiano também garantem seu lugar no top 10. 

Últimas

Política