Dia do Macarrão: confira dez lugares para comemorar em Brasília

Fotos: Divulgação

Nesta sexta-feira, 25 de outubro, é celebrado o Dia Mundial do Macarrão, uma data criada em 1995 pelo World Pasta Congress, realizado em Roma. O objetivo do dia dedicado a essa massa amada em todo o mundo, é homenagear e promover o alimento. Do simples macarrão com salsicha da preguiça preparado em casa aos pratos sofisticados criados por chefs renomados, o macarrão é um dos elementos mais versáteis da culinária.

A história do macarrão é incerta, mas a versão mais aceita é a de que a massa foi inventada pelos árabes e levada para a Sicília no século IX, mas há histórias também de que tenha vindo dos chineses.  O que importa é que do clássico espaguete italiano ao Pad Thai, a para comemorar essa data, o GPS|Brasília preparou um guia para experimentar opções tradicionais e diferentes 

Bla’s Cozinha de Culturas (406 Norte)

O Pad Thai é o prato especial escolhido pelo Bla’s. Com camarões salteados, massa de arroz, brotos, gergelim, bok choy grelhado, amendoim, picles da casa e furikake, a receita traz um toque contemporâneo para o prato típico tailandês, com uma combinação equilibrada de sabores e texturas. O Pad Thai é um exemplo de como o macarrão se adapta a diferentes tradições culinárias.

Pad Thai Blas | Foto: Divulgação

Trattoria da Rosário (Lago Sul)

Spaghetti Sinfonia del Mare, feito de espaguete com tinta de lula, tomates frescos, deliciosos camarões, lula, polvos grelhados e vieiras é um dos pratos do Trattoria da Rosário. 

Trattotia da Rosário | Foto: Reprodução/Instagram

Aragon (Pontão do Lago Sul)

As criações do chefe Alex Pereira prometem agradar aos paladares mais exigentes neste Dia do Macarrão. O restaurante serve três pratos principais especiais: o Espaguete Frutos do Mar, que combina a leveza da massa de grano duro com a riqueza dos frutos do mar, como mexilhão, camarão e lula; o Fettuccine Siciliano, realçado pela picância suave da pimenta verde e pela suculência dos camarões; e o Paillard de Filé com Fettuccine Alfredo, para os apreciadores de pratos mais clássicos.

Paillard de Filé com Fettuccine Alfredo | Foto: Divulgação

Benita Paninoteca (402 Sul)

Com uma variedade enorme de massas frescas e pães, a Benita se destaca por suas massas artesanais, além do espaço acolhedor e aconchegante proporcionado pela decoração do local. Uma das opções para comemorar a data é o Talharim com almôndegas, que além de ser 100% artesanal, a massa é acompanhada por um molho preparado com uma receita de família. 

Benita Paninoteca | Foto: Reprodução/Instagram

Nino Cucina (403 Sul)

O restaurante que já foi eleito como um dos principais italianos da capital conta com sugestões deliciosas para a data, como o Tagliolini con Gamberi com camarão, shitake, tomate e rúcula; e para quem quer comemorar com uma massa diferente, mas sem deixar o dia passar em branco, pode optar Lasagna Nino al Tegame, assada individualmente com massa fresca artesanal e ragù bolonhese, podendo acompanhar tagliolini na manteiga. 

Nino Cucina | Foto: Stephan Solon/Divulgação

Don Romano (209 Norte, Lago Sul e Águas Claras) 

Entre as opções de massas artesanais do cardápio estão o linguine, penne ou spaghetti com molho pesto, sugo, funghi, bolonhesa, quatro queijos ou na manteiga; além do Spaghetti alla Carbonara; o apimentado Inferno de Dante, preparado com penne com linguiça picante; e o Linguine com Gamberi e Poró.

Spaghetti Don Romano | Foto: Divulgação

Italianissimo Cucina (412 Norte e Mané Mercado)

Filletto alla Parmegiana Filé empanado em crosta de panko ao molho napolitano, presunto parma e mozzarella de búfala gratinada. Acompanhado de Fettuccine com creme de grana padano. 

Foto: Reprodução/Instagram

Ticiana Werner (201 Sul)

Com massas frescas e feitas na casa, as opções vão desde os tradicionais espaguetes até as massas recheadas. Em celebração ao Dia do Macarrão, até o dia 6 de novembro, de segunda a sábado, no almoço e no jantar, a casa servirá os pratos com preços especiais. Entre eles o Cavatelli ao funghi e o Fuzilli a Puttanesca.

Espaguete negro com camarões Tiaciana Werner | Foto: Divulgação

Noru Sushi (CLNW 10/11)

Já para os fãs de macarrão oriental, o Noru Sushi você encontra diversas opções de Yakissoba. Entre as opções estão o tradicional Noru, o Kaisen que leva frutos do mar, e o macarrão japonês especial da casa com angus trufado, shimeji e legumes, além de opções vegetarianos. 

Yakissoba Noru | Foto; Divulgação

Zé do Torresmo (CLN 115)

Novidade do cardápio, a carbonara do Zé foi elaborado especialmente para a semana do Dia do Macarrão, servido no almoço. O prato leva rigatoni, panceta curada na casa, ovos caipiras e queijo do Serro. Também tem a opção infantil, o espaguete com polpetini ao molho vermelho.

Foto: Marco Oliveira/Divulgação

Relacionados.

Confira quais são os melhores bares do mundo; Brasil tem 8 casas no ranking

17 chefs brasileiros estão entre os melhores do mundo

Vinho brasileiro é eleito um dos 50 melhores do mundo