GPS Brasília comscore

Dia do Livro Infantil: confira mundos fantásticos que foram para as telas

Data é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato. GPS traz obras que traduziram o imaginário de gerações de pequenos para a TV e o cinema

Compartilhe:

O Dia do Livro Infantil, celebrado nesta terça-feira, 18 de abril, é uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que semeou a imaginação de milhões de brasileiros com suas obras-primas para crianças. Nascido em 1882, ficou eternizado entre gerações de crianças e adolescentes com seu universo encantado do Sítio do Pica-Pau Amarelo, que virou série em cinco ocasiões diferentes na TV brasileira.

 

Monteiro Lobato pode ser o pai da literatura infantil brasileira, mas o universo infantojuvenil tupiniquim é diverso e conta com outros nomes de peso. De Cecília Meireles e Ana Maria Machado a Clarice Lispector e Mário Quintana, muitos autores clássicos se consagraram traduzindo o mundo para os pequenos ou se aventuraram nesse mundo desafiador. 

 

Impossível não lembrar de O meu pé de laranja lima, de José Mauro de Vasconcelos. Outros, como Ziraldo e Mauricio de Sousa, pintaram as letras em seus gibis e livros ilustrados. 

 

Lá fora, Alice no País das Maravilhas, do gênio Lewis Carroll; O mágico de Oz, de L. Frank Baum; As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi; e Viagem ao centro da Terra, de Júlio Verne, são provas de que a linguagem infantil perpassa os séculos. Nada mais atual do que a imaginação de uma criança.

 

Transformar esses universos em obras audiovisuais sempre foram um desafio para atores e diretores. Grandes clássicos do cinema nasceram de obras infantis, mas grandes fracassos também vieram da ideia de adaptar livros para as telonas.

 

O Mágico de Oz, de 1939, do diretor Victor Fleming, foi tão marcante para o cinema que muitos acreditam até hoje que o filme inaugurou as cores na telona. 

 

 

Outros, é melhor nem lembrar, como Os Três Mosqueteiros, de 2011, de Paul W. S. Anderson, e Percy Jackson e o Ladrão de Raios, de 2010, de Chris Columbus.

 

Confira abaixo algumas sugestões de séries e filmes, muitas delas disponíveis no streaming, para você relembrar a infância ou assistir com a criançada.

 

Sítio do Picapau Amarelo

Baseada na obra clássica de Monteiro Lobato, nascido num dia 18 de abril, mas de 1882, as temporadas da versão produzida pela Globo na década de 1970 estão disponíveis para assistir no Globoplay. Outras quatro versões foram levadas à telinha em diferentes momentos – a primeira, gravada entre 1952 e 1962 pela TV Tupi, se perdeu.

 

 


 

Desventuras em Série

A produção conta com uma série na Netflix, protagonizada por Neil Patrick Harris. Em 2005, foi lançado também um longa, com Jim Carrey no papel de Conde Olaf. Atualmente, porém, o filme não está em nenhum streaming no Brasil. Baseada na série de livros Lemony Snicket, de Daniel Handler

 

 


 

Diário de um Banana

Inspirado no livro Diary of a Wimpy Kid, do cartunista Jeff Kinney, o longa de 2010 está disponível no Disney+.

 

 

O série de livros também deu origem a uma animação da Disney, com uma sequência lançada no final de 2022 e a promessa de mais adaptações.

 

 


 

A Fantástica Fábrica de Chocolate

Há dois filmes marcantes baseados no livro de Roald Dahl, um de 1971, clássico imbatível, protagonizado por Gene Wilder (disponível no HBO Max), e outro, mais sem sal, com Willy Wonka vivido por Johnny Depp, em 2005 (disponível no Amazon Prime Vídeo). 

 

 


 

As Aventuras de Paddington

Na Netflix é possível assistir ao filme de 2014 inspirado nas histórias do ursinho criado pelo autor britânico Michael Bond.

 

 


 

BÔNUS: Mundo Jurássico: Acampamento Cretáceo

Poucas coisas fascinam mais as crianças do que certos seres extintos há 65 milhões de anos. A série animada da Netflix não vem de um clássico da literatura infantojuvenil, mas o livro Jurassic Park (1990), do escritor Michael Crichton, caiu nas graças de crianças e adolescentes depois da adaptação para os cinemas nas mãos de Steven Spielberg, em 1993. 

 

Desde então, o universo que recria os dinossauros nos tempos atuais ganhou outros cinco filmes, uma dezena de jogos de videogame e, por fim, a série no streaming. 

 

 

* Com Agência Estado