GPS Brasília comscore

Dia do Cinema Nacional: confira os filmes que estreiam ainda em 2024

Novidades incluem sequências aguardadas, estreias emocionantes e uma coleção especial na Netflix
(Divulgação)

Compartilhe:

Nesta quarta-feira (19), é comemorado o Dia do Cinema Nacional. A data celebra a primeira filmagem em terras brasileiras, realizada em 1898 por Afonso Segreto, que capturou cenas da Baía de Guanabara no Rio de Janeiro. Este marco representa o nascimento do cinema no Brasil. 

Além de relembrar esta data histórica, o cinema brasileiro presenteia o público com grandes lançamentos ainda este ano. Confira alguns dos filmes nacionais mais aguardados para o segundo semestre. 

Ainda Estou Aqui

Dirigido por Walter Salles e estrelado por um elenco de peso, incluindo Fernanda Montenegro, Selton Mello e Fernanda Torres, ‘Ainda Estou Aqui’ narra a história de Eunice Paiva. 

O filme é baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e retrata a luta de Eunice para descobrir o paradeiro de seu marido, Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar. 

Fernanda Torres e Fernanda Montenegro estarão na produção (Divulgação)

Este é um dos filmes mais esperados do ano. Os direitos da obra foram adquiridos pela distribuidora Sony Classics, e será distribuído nos Estados Unidos e em outros territórios do Hemisfério Norte, no entanto, ainda não há previsão de estreia nos cinemas brasileiros.

A obra ‘Ainda Estou Aqui’ marca o reencontro de Fernanda Montenegro e o diretor, Walter Salles, depois do premiado ‘Central do Brasil’, que rendeu pra atriz uma indicação ao Oscar.

O Auto da Compadecida 2

A tão aguardada sequência da comédia brasileira finalmente chegará aos cinemas em 25 de dezembro. Baseada na obra de Ariano Suassuna, ‘O Auto da Compadecida 2’ traz de volta a dupla inesquecível Chicó (Selton Mello) e João Grilo (Matheus Nachtergaele), além de Virginia Cavendish e Enrique Diaz. 

A nova trama, situada novamente em Taperoá, Paraíba, contará também com a participação de Taís Araújo, Eduardo Sterblitch, Humberto Martins, Fabíula Nascimento, Luis Miranda, Juliano Cazarré e Luellem de Castro. Guel Arraes, que dirigiu o primeiro filme, divide a direção com Flávia Lacerda.

Precisamos Falar Sobre Nossos Filhos

Com estreia prevista para este ano, ‘Precisamos Falar Sobre Nossos Filhos’ é inspirado no best-seller ‘O Jantar’ de Herman Koch. A trama gira em torno de dois casais cujas vidas são devastadas quando seus filhos cometem um assassinato. 

O elenco conta com Marjorie Estiano, Alexandre Nero, Emílio de Mello e Hermila Guedes, sob a direção de Andrucha Waddington e produção da Conspiração e Globo Filmes.

Alexandre Nero e Marjorie Estiano  (Divulgação)
O Barulho da Noite

Escrito e dirigido por Eva Pereira, este filme é o primeiro do Tocantins a participar do Festival de Cinema de Gramado. A obra se passa no sertão do Tocantins e foca na relação entre as irmãs Maria Luiza e Ritinha e seu pai, interpretado por Marcos Palmeira. Emanuelle Araújo interpreta a mãe, Sônia, que lida com traumas de uma infância difícil. 

Com previsão de estreia para este ano, a produção é da Lira Filmes, em coprodução com a Bananeira Filmes e Canal Brasil.

Motel Destino

Aplaudido por 12 minutos na edição do Festival de Cannes, deste ano, o novo filme de Karim Aïnouz, ‘Motel Destino’, ainda não tem data de lançamento. 

O longa, que concorreu à Palma de Ouro, conta a história de uma mulher em um relacionamento abusivo com um ex-policial. O elenco inclui Fábio Assunção, Nataly Rocha e Iago Xavier.

No streaming

Para celebrar o Dia do Cinema Nacional, a Netflix lançou a coleção especial ‘Simplesmente Cinema Brasileiro’. A seleção inclui desde produções contemporâneas até documentários, destacando títulos famosos como “Central do Brasil”, “Terra Estrangeira”, “Rio, 40 Graus”, “Jogo de Cena” e “São Paulo, Sociedade Anônima”.

Confira alguns filmes da lista: 

  1. “Sem Coração” (2023, dir. Nara NormandeTião)
  2. “Diálogos com Ruth de Souza” (2024, dir. Juliana Vicente)
  3. “Apaixonada” (2023, dir. Natalia Warth)
  4. “Central do Brasil” (1998, dir. Walter Salles)
  5. “São Paulo, Sociedade Anônima” (1965, dir. Luís Sérgio Person)
  6. “Rio, 40 Graus” (1955, dir. Nelson Pereira dos Santos)
  7. “Vidas Secas” (1963, dir. Nelson Pereira dos Santos)
  8. “Jogo de Cena” (2007, dir. Eduardo Coutinho)
  9. “Terra Estrangeira” (1995, dir. Daniela ThomasWalter Salles)
  10. “Mutum” (2007, dir. SandraKogut)
  11. “Santo Forte” (1999, dir. EduardoCoutinho)
  12. “A Luz do Tom” (2013, dir. Nelson Pereira dos Santos)
  13. “Uma Noite em 67” (2010, dir. Renato TerraRicardo Calil)
  14. “A Ostra e o Vento” (1997, dir. Walter Lima Jr.)
  15. “As Canções” (2011, dir. Eduardo Coutinho)
  16. “Últimas Conversas” (2015, dir. Eduardo Coutinho)
  17. “Pacarrete” (2020, dir. Allan Deberton)
  18. “Filhos de João: O Admirável Mundo Novo Baiano” (2009, dir. Henrique Dantas)
  19. “Mamonas Pra Sempre” (2009, dir. Cláudio Kahns)
  20. “No Intenso Agora” (2017, dir. João Moreira Salles)
  21. “Aquarius” (2016, dir. Kleber Mendonça Filho)
  22. “A Dama do Lotação” (1978, dir. Neville d’Almeida) – disponível em 20 de junho