GPS Brasília comscore

Dia de Finados: mais de 600 mil visitantes são esperados nos cemitérios do DF

Sejus-DF oferece atendimento psicológico e orientações aos visitantes; unidades operam das 7h às 19h

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) estima que mais de 600 mil pessoas visitem os cemitérios do Distrito Federal neste Dia de Finados, que ocorre no sábado (2/11). As seis unidades de sepultamento — Asa Sul, Taguatinga, Gama, Brazlândia, Planaltina e Sobradinho — estarão com os portões abertos das 7h às 19h. A Sejus-DF vai oferecer, em tendas próximas às administrações, atendimentos com psicólogos e orientações sobre serviços dos cemitérios, além de serviços de ouvidoria.

Para facilitar a locomoção dos visitantes, a secretaria disponibilizará vans para circulação nos cemitérios da Asa Sul, do Gama, de Taguatinga e de Sobradinho. A Ouvidoria da Sejus-DF também estará presente para registrar reclamações, denúncias e sugestões do público. No local, serão distribuídas cartilhas informativas e tabelas de preços dos serviços oferecidos.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressaltou o compromisso da Sejus-DF com o acolhimento e a proteção dos visitantes.

“A Sejus vai reforçar o trabalho de acolhimento aos familiares e amigos que vierem aos cemitérios no Dia de Finados para prestar uma homenagem aos entes queridos. Para isso, está sendo preparada uma grande estrutura e logística para atendimento aos visitantes. É fundamental que a população do Distrito Federal se sinta protegida, acolhida e respeitada neste dia tão emotivo”, afirmou.

Além disso, a Sejus-DF distribuirá uma cartilha que orienta sobre os direitos dos cidadãos ao contratar serviços cemiteriais e funerários, além de informar os preços. O material contém perguntas e respostas sobre os serviços autorizados no DF, incluindo informações sobre funerárias, veículos autorizados para transporte de corpos e condições para sepultamento gratuito. A cartilha também destaca os serviços para os quais os cemitérios não podem cobrar taxas adicionais.

Para quem não puder comparecer no dia, a Sejus-DF oferece canais de atendimento para esclarecimentos, denúncias e reclamações: a Central 162 (disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos fins de semana e feriados, das 8h às 18h), o atendimento presencial na Rodoferroviária (de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h) e o portal ParticipaDF.

Confira os endereços dos cemitérios do DF, que estarão abertos das 7h às 19h no Dia de Finados:

Campo da Esperança – 916 Sul, Plano Piloto
São Francisco de Assis – SOFHN, Área Especial, Taguatinga Norte
Cemitério do Gama – SOE, Quadra 3, Área Especial Cemitério, Setor Oeste
Cemitério de Sobradinho – AR 7, Área Especial Cemitério, Sobradinho II
Cemitério de Planaltina – SNO, Conjunto E, Área Especial Cemitério
Cemitério de Brazlândia – SNO, Quadra 6, Área Especial Cemitério

 

 

 

Veja também

Se não tratada, a doença pode causar complicações graves, como …

Uma sala menor, misto de escritório e biblioteca, exalava o …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI