Hoje (1), é celebrado o Dia da Mentira, uma data repleta de brincadeiras e pegadinhas que se estendem por séculos. Apesar de muitos acreditarem que essa tradição é brasileira, sua origem é da França do século XVI, com um simbolismo histórico diferente.
Na França do século XVI, o ano começava em 1º de abril, de acordo com o calendário juliano. No entanto, em 1564, o rei Carlos IX decidiu adotar o formato moderno de calendário, mas a população resistiu à mudança, e aqueles que se recusaram a aceitar a nova data foram chamados de “bobos de abril”. Essas pessoas se tornaram alvo de diversas piadas e brincadeiras, dando origem ao que hoje conhecemos como Dia da Mentira.
Cuidados com o Dia da Mentira
As brincadeiras do “1º de Abril” incluem notícias falsas, piadas pregadas por amigos e familiares e até empresas se envolvendo, lançando produtos fictícios ou anunciando parcerias inusitadas, mas é importante tomar cuidado para que as mentiras não prejudiquem ou ofendam ninguém.
Com as redes sociais e a rapidez com que as informações se espalham, uma brincadeira inocente pode se tornar algo prejudicial.
Filmes temáticos
Para entrar no clima do Dia da Mentira, o GPS separou alguns filmes que exploram o tema da mentira e da brincadeira:
Pinóquio (1940): O clássico dos clássicos, quando o assunto é mentira. Esta animação clássica da Disney, baseada na história de Carlo Collodi, conta a história de um boneco de madeira que ganha vida e cujo nariz cresce toda vez que ele mente.
O Mentiroso (1997): Estrelado por Jim Carrey, este filme acompanha as confusões de um advogado que, após seu filho desejar que ele não minta por um dia, se vê em situações engraçadas e complicadas.
Curtindo a Vida Adoidado (1986): Neste clássico dos anos 80, um estudante decide inventar uma mentira para poder faltar a aula, e curtir um dia de folga com os amigos, desencadeando uma série de acontecimentos divertidos.
https://www.youtube.com/watch?v=GpmSGCiLPro
A Mentira (2010): Esta comédia, estrelada por Emma Stone, aborda as consequências inesperadas de uma mentira aparentemente inofensiva, que acaba se transformando em uma grande confusão.