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Dia da Mães: 54% das pequenas e médias empresas têm expectativa de aumento nas vendas

Pesquisa da Serasa Experian revela que mais da metade dos empresários estão otimistas com a data

Em 2024, o Dia das Mães movimentou a economia brasileira com R$ 13,2 bilhões, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Neste ano, a expectativa para as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) é que os números alcancem patamares ainda maiores. De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, 54% desses empresários esperam aumento nas vendas com estratégias especiais para a data.

“Entender as datas importantes para seu investimento, ainda mais para as pequenas e médias empresas, pode funcionar como uma ferramenta para impulsionar vendas e faturamento, ajustar estoque ou lançar produtos, por exemplo. Saber que mais da metade das PMEs tem perspectivas positivas em relação ao Dia das Mães por meio de ações especiais realizadas pelos seus negócios mostra a importância da data”, afirma o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.

A pesquisa revela ainda as expectativas por setor e região. O varejo e o atacado lideram com 44% das empresas que preveem expansão, seguidos pelos serviços com 27%, indústria com 6% e alimentação e bebidas com 5%. Em termos regionais, o Sudeste concentra 53% das PMEs com essa expectativa, enquanto o Nordeste responde por 19%, o Sul com 12%, o Norte e o Centro-Oeste com 7% cada.

 

Dicas de boas práticas

Para as empresas que buscam aproveitar o Dia das Mães para impulsionar suas vendas, a Serasa Experian sugere algumas boas práticas. Primeiramente, o planejamento é essencial para que as empresas se preparem para a demanda, enquanto informam os clientes com antecedência sobre as novidades. Além disso, é importante definir metas realistas com base na análise de resultados passados e projeções do mercado. Também é recomendado criar promoções atrativas, equilibrando descontos com a margem de lucro, e manter um controle rigoroso do estoque, evitando tanto a falta quanto o desperdício de mercadorias.

Por fim, o pós-venda também desempenha um papel crucial. Manter um cadastro atualizado de clientes e realizar um acompanhamento para avaliar a satisfação com o produto e o atendimento são essenciais para aprimorar a experiência de compra. A Serasa Experian se compromete a apoiar as PMEs por meio de soluções tecnológicas e conteúdos educativos, como o Bora Empreender, e ferramentas como o Score Ponto a Ponto, que fornece uma visão detalhada do Serasa Score.

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