GPS Brasília comscore

Dia da Gula: mercado gastronômico celebra, psiquiatras alertam distúrbio

Ingerir os alimentos **rapidamente**, comer sem exatamente estar com **fome** e até mesmo **empanturrar-se** de comida até sentir desconforto. Ou quem sabe **assaltar a geladeira** quando estiver sozinho ou ficar envergonhado com o tamanho do prato. Esses **hábitos** ou gestos são fortes indicativos de que existe um **distúrbio** na sua rotina.

E hoje, dia 26 de janeiro, é data conhecida mundialmente como o **Dia da Gula**. Além de ser comemorada por algumas pessoas ligadas ao **mercado gastronômico**, ela serve principalmente para alertar a respeito da **compulsão alimentar**, um distúrbio que acomete uma parcela da população que consome grande quantidade de **comida** de forma **desequilibrada**.

![Foto: Freepik](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/person_with_eating_disorder_trying_eat_fast_food_86991b1c69.jpg)

A gula pode desencadear alguns **problemas de saúde**, como a obesidade e o aumento do **colesterol** que, por sua vez, podem provocar **problemas cardíacos** e **respiratórios**, por exemplo. De acordo com a _Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)_, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas por algum tipo de **transtorno alimentar**, podendo ser _bulimia, anorexia, compulsão alimentar_, entre outros.

Segundo Rizzieri Gomes, médico cardiologista e especialista em **mudança da qualidade de vida**, questões relacionadas ao psicológico estão entre os principais **gatilhos** que desencadeiam episódios de compulsão. _“É de conhecimento de todos que comer em grande quantidade, sem ter nenhum controle do que está sendo ingerido, faz muito mal à saúde. Podemos comer por insegurança, ansiedade, estresse, como forma de compensação”_, afirma.

Outra data importante, que tem como objetivo exclusivo a **conscientização** sobre o tema, é o **Dia Mundial de Ação dos Transtornos Alimentares**, comemorado em 2 de junho. Segundo informações da ABP, o tratamento para esse tipo de **condição** deve ser multiprofissional e, quando **tratado precoce** e corretamente, têm importante taxa de recuperação. No Brasil, considerando todos os **transtornos alimentares**, conjuntamente, há uma prevalência em 3% a 4% da população, segundo dados da ABP.

![Foto: Freepik](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/sad_curly_woman_looking_cake_during_diet_blonde_gorgeous_female_model_posing_with_fruits_pizza_72c7c1e64d.jpg)

Além do auxílio com profissionais, a compulsão também pode ser **controlada com hábitos** do dia a dia. Rizzieri Gomes deixa algumas dicas:

_1. Ingerir alimentos que estejam ligados ao aumento da serotonina, pois eles ajudarão a dar uma sensação de felicidade. São eles: queijo, frango, peru, ovos, salmão, banana, abacate, abacaxi, couve-flor, brócolis, batata, beterraba, ervilhas, nozes, amendoim, caju, castanha do Brasil, soja e derivados, cacau, canela e outros;_

![ Alimentos não processados e orgânicos tendem a ser uma boa escolha Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/brooke_lark_j_UPOXXR_Ndc_A_unsplash_da7bdccfc2.jpg)

_2. Outra dica essencial para controlar a gula é beber bastante água e consumir alimentos com fibras, pois eles trazem a sensação de saciedade;_

![ Colocar alarme no celular para lembrar de beber água pode ajudar Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/engin_akyurt_Pc_U17ev_Knew_unsplash_2886de933d.jpg)

_3. Evitar ficar muito tempo sem comer, pois pode causar hipoglicemia (queda de açúcar no sangue), e, em alguns casos, acarretar uma compulsão por alimentos mais calóricos;_

![Lanches rápidos e saudáveis podem ajudar nestes momentos Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/ella_olsson_P4j_RJYN_33w_E_unsplash_2e6f6d934d.jpg)

_4. Saborear os alimentos e prestar atenção no que está sendo ingerido, facilitando o controle de exageros;_

![Pensar que aquela comida vai te nutrir e trazer tudo que o seu corpo precisa. Mastigar devagar pode ajudar](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pablo_merchan_montes_Orz90t6o0e4_unsplash_4c8da4a9e6.jpg)

_5. Praticar atividade física regularmente, planejar as refeições e dormir bem são mais algumas estratégias usadas para controlar a compulsão alimentar;_

![Comece por algo que te dê prazer e não tenha um nível tão alto de dificuldade para haver constância no lugar de desistência](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/anupam_mahapatra_Vz0_Rbclz_G_w_unsplash_f9d141c2d8.jpg)

O médico salienta ainda que todo e qualquer **tratamento** deve ser monitorado por profissionais de saúde capacitados. _“O acompanhamento adequado faz parte do processo de melhora e pode influenciar nos resultados. É muito mais importante manter-se na reeducação alimentar 85% do tempo por um longo período, do que seguir 100% da dieta por um curto tempo”, recomenda Rizzieri.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Tensões emocionais profundas podem se transformar em manifestações físicas reais …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.