GPS Brasília comscore

Dia da Gula: mercado gastronômico celebra, psiquiatras alertam distúrbio

Ingerir os alimentos **rapidamente**, comer sem exatamente estar com **fome** e até mesmo **empanturrar-se** de comida até sentir desconforto. Ou quem sabe **assaltar a geladeira** quando estiver sozinho ou ficar envergonhado com o tamanho do prato. Esses **hábitos** ou gestos são fortes indicativos de que existe um **distúrbio** na sua rotina.

E hoje, dia 26 de janeiro, é data conhecida mundialmente como o **Dia da Gula**. Além de ser comemorada por algumas pessoas ligadas ao **mercado gastronômico**, ela serve principalmente para alertar a respeito da **compulsão alimentar**, um distúrbio que acomete uma parcela da população que consome grande quantidade de **comida** de forma **desequilibrada**.

![Foto: Freepik](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/person_with_eating_disorder_trying_eat_fast_food_86991b1c69.jpg)

A gula pode desencadear alguns **problemas de saúde**, como a obesidade e o aumento do **colesterol** que, por sua vez, podem provocar **problemas cardíacos** e **respiratórios**, por exemplo. De acordo com a _Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)_, estima-se que mais de 70 milhões de pessoas no mundo sejam afetadas por algum tipo de **transtorno alimentar**, podendo ser _bulimia, anorexia, compulsão alimentar_, entre outros.

Segundo Rizzieri Gomes, médico cardiologista e especialista em **mudança da qualidade de vida**, questões relacionadas ao psicológico estão entre os principais **gatilhos** que desencadeiam episódios de compulsão. _“É de conhecimento de todos que comer em grande quantidade, sem ter nenhum controle do que está sendo ingerido, faz muito mal à saúde. Podemos comer por insegurança, ansiedade, estresse, como forma de compensação”_, afirma.

Outra data importante, que tem como objetivo exclusivo a **conscientização** sobre o tema, é o **Dia Mundial de Ação dos Transtornos Alimentares**, comemorado em 2 de junho. Segundo informações da ABP, o tratamento para esse tipo de **condição** deve ser multiprofissional e, quando **tratado precoce** e corretamente, têm importante taxa de recuperação. No Brasil, considerando todos os **transtornos alimentares**, conjuntamente, há uma prevalência em 3% a 4% da população, segundo dados da ABP.

![Foto: Freepik](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/sad_curly_woman_looking_cake_during_diet_blonde_gorgeous_female_model_posing_with_fruits_pizza_72c7c1e64d.jpg)

Além do auxílio com profissionais, a compulsão também pode ser **controlada com hábitos** do dia a dia. Rizzieri Gomes deixa algumas dicas:

_1. Ingerir alimentos que estejam ligados ao aumento da serotonina, pois eles ajudarão a dar uma sensação de felicidade. São eles: queijo, frango, peru, ovos, salmão, banana, abacate, abacaxi, couve-flor, brócolis, batata, beterraba, ervilhas, nozes, amendoim, caju, castanha do Brasil, soja e derivados, cacau, canela e outros;_

![ Alimentos não processados e orgânicos tendem a ser uma boa escolha Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/brooke_lark_j_UPOXXR_Ndc_A_unsplash_da7bdccfc2.jpg)

_2. Outra dica essencial para controlar a gula é beber bastante água e consumir alimentos com fibras, pois eles trazem a sensação de saciedade;_

![ Colocar alarme no celular para lembrar de beber água pode ajudar Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/engin_akyurt_Pc_U17ev_Knew_unsplash_2886de933d.jpg)

_3. Evitar ficar muito tempo sem comer, pois pode causar hipoglicemia (queda de açúcar no sangue), e, em alguns casos, acarretar uma compulsão por alimentos mais calóricos;_

![Lanches rápidos e saudáveis podem ajudar nestes momentos Foto: Unsplash](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/ella_olsson_P4j_RJYN_33w_E_unsplash_2e6f6d934d.jpg)

_4. Saborear os alimentos e prestar atenção no que está sendo ingerido, facilitando o controle de exageros;_

![Pensar que aquela comida vai te nutrir e trazer tudo que o seu corpo precisa. Mastigar devagar pode ajudar](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/pablo_merchan_montes_Orz90t6o0e4_unsplash_4c8da4a9e6.jpg)

_5. Praticar atividade física regularmente, planejar as refeições e dormir bem são mais algumas estratégias usadas para controlar a compulsão alimentar;_

![Comece por algo que te dê prazer e não tenha um nível tão alto de dificuldade para haver constância no lugar de desistência](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/anupam_mahapatra_Vz0_Rbclz_G_w_unsplash_f9d141c2d8.jpg)

O médico salienta ainda que todo e qualquer **tratamento** deve ser monitorado por profissionais de saúde capacitados. _“O acompanhamento adequado faz parte do processo de melhora e pode influenciar nos resultados. É muito mais importante manter-se na reeducação alimentar 85% do tempo por um longo período, do que seguir 100% da dieta por um curto tempo”, recomenda Rizzieri.

Veja também

A manteiga é um alimento básico na dieta brasileira há …

A privação do sono pode dificultar a nossa capacidade de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI